Equipes de saúde vão às ruas contra o mosquito transmissor da Dengue

Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social promove mobilização e alerta a população para a necessidade de eliminar o mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está promovendo, desde o início dessa semana, uma grande mobilização para o combate do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, o Aedes Aegypti. Para isso, as equipes de agentes de saúde e agentes de endemias e da Vigilância Ambiental estão saindo às ruas para dar orientações à população para ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar criadouros do mosquito.

Nesta mobilização as equipes de saúde vão às ruas e, de porta em porta, visitam residências e estabelecimentos comerciais de suas áreas de abrangência, vistoriando e dando orientações de como evitar a criação e a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças. “Com a mão na massa” viram baldes, potes e outros, e também orientam os moradores. Os principais depósitos de larva são lixo, brinquedos, vasos de plantas, floreiras e bebedouros.

De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, a ação junto com os moradores é importantíssima para que se possa reduzir o número de focos de Aedes Aegypti na cidade.

CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS E DEVEM SER PERMANENTES

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que é importante que os moradores continuem a combater o mosquito, evitando manter em suas residências qualquer recipiente que possa reter água, como brinquedos, baldes e latas.

É importante esvaziar e escovar as paredes internas desses recipientes, manter cisternas, caixas d´água e reservatórios provisórios de água (como tambores e barris), sempre tampados.  Pneus velhos devem ser furados e mantidos em lugar protegido de chuvas. As calhas devem ser limpas periodicamente, assim como as marquises.