Getúlio Vargas começa a vacinar adolescentes com 17 anos completos

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, inicia, nesta quinta-feira, 16, a vacinação contra a Covid-19 de jovens com 17 anos completos e que não tenham comorbidades, conforme Resolução Nº 314/21 - CIB/RS. A vacinação é exclusivamente na UBS Central, no horário das 15h às 19h.

IDOSOS ACIMA DE 70 ANOS E IMUNOSSUPRIMIDOS

Está confirmada a terceira dose, para o grupo dos idosos acima de 70 anos, que fizeram a 2ª dose até o dia 20 de março, devendo haver um intervalo entre a 2ª e 3ª dose de seis meses. A aplicação das vacinas será realizada no sábado, dia 25 de setembro, das 7h às 11h, na UBS Central.

Os idosos acamados do município receberão a dose da vacina em suas residências. Os moradores do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas também receberão a vacina no próprio Lar, pela equipe de vacinação da Secretaria de Saúde.

Neste sábado, 25, também poderão fazer a terceira dose da vacina contra covid,  pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). Esta terceira dose é para quem fez a vacina há mais de 28 dias.

Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, a decisão é do Ministério da Saúde que levou em consideração que, a despeito da elevada cobertura vacinal com duas doses na população idosa, aqueles acima de 70 anos continuam sendo a faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19 com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações desta população. Também foi considerado que, tanto os idosos quanto os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes e, ainda, a ampliação da resposta imune com doses adicionais de vacinas Covid-19, levando mais proteção e evitando risco de complicações e óbitos pela Covid-19.

Graciela Possenti faz um apelo para que todos os idosos acima de 70 anos, com mais de seis meses da última dose, procurem a UBS Central para receber a sua terceira dose da vacina. “A dose de reforço para esta faixa etária é fundamental para que todos fiquem mais protegidos contra a doença”, reforça Graciele.

NOVA OPORTUNIDADE: 18 ANOS OU MAIS

Pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, terão uma nova oportunidade no dia 21 de setembro, das 13h às 16h, na UBS Central.

PARA RECEBER A VACINA

Para receber a vacina é necessário levar documentos pessoais: CPF, Carteira de Identidade, Cartão SUS de Getúlio Vargas e Carteira de Vacinação. Os imunossuprimidos devem apresentar comprovante da doença ou receita médica.