Getúlio Vargas conquista empresa multinacional de alta tecnologia e inovação: a ARAPL Serviços Tecnológicos S/A

Termo de doação de terreno para instalação da empresa foi assinado nesta quarta-feira, 17

Uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 17 de agosto, no Gabinete do Prefeito Mauricio Soligo, marcou a chegada da ARAPL Serviços Tecnológicos S/A em Getúlio Vargas, uma empresa multinacional de origem indiana com forte presença global na área de tecnologia e inovação, desenvolvedora de soluções em automação para diversos setores da indústria, agronegócio, logística, robôs e sistemas de inteligência artificial. Na oportunidade, foi assinado o termo de doação de um terreno no Distrito Industrial São Cristóvão, localizado na Rua Joséphat Bellé, totalizando uma área de 2.662,27 m² para instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

O ato contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, vice-prefeito Elgido Pasa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, presidente da ACCIAS, Alceu Enricone, presidente da CDL Getúlio Vargas, Leonildo Tasca, integrantes da Câmara de Investimento do Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas (Prodege), Ronaldo Delfino e Arlei Karpinski, secretária executiva da ACCIAS e Prodege, Aline Perussolo, o sócio da empresa ARAPL, Willian Di Donatto, e sua esposa.

DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS LOCAIS

A ARAPL Serviços Tecnológicos S/A atualmente está sediada em Erechim e com base tecnológica em Pune, na Índia, fará um investimento previsto para os próximos cinco anos de 1,5 milhão de dólares. Como contrapartida ao município a empresa compromete-se em transferir tecnologia em sistemas e programação de alto nível e inteligência artificial às escolas técnicas e universidades locais; desenvolvimento de eventos de atualização tecnológica para indústria local; apoio e assessoria a integração de processos de comunicação e transferência de dados computacionais da rede pública de Getúlio Vargas, através de design de fluxos e arquitetura de gestão ágil; abertura de endereço fiscal em Getúlio Vargas, como faturamento de 100% das vendas realizadas pela unidade ARAPL Intelligent Manufacturing, recolhendo todos os impostos localmente; apoio e mentoria através do seu programa incubador de futuras empresas, que estará à disposição dentro da futura unidade; utilização das empresas locais como fornecedores de materiais; geração de cerca de 30 empregos diretos, além do desenvolvimento de empresas locais, com geração de inúmeros empregos indiretos; apoio e assessoria às empresas locais no desenvolvimento tecnológico e planejamento de investimentos.  Construção prevista de construção de 1.700 m².

GETÚLIO VARGAS ENTRARÁ EM OUTRO PATAMAR

Para o prefeito Mauricio Soligo, a assinatura deste termo de doação se constitui em um fato histórico, pois para ele é o início de um processo que vai colocar Getúlio Vargas em outro cenário. “Acreditamos muito nesta empresa de tecnologia e inovação. Estamos colocando a marca da Getúlio Vargas neste segmento”, afirmou Soligo. Ele agradeceu a todos que se envolveram na vinda da empresa e especialmente ao empresário Willian Di Donatto por acreditar no município.

Willian Di Donatto agradeceu a parceria com o Poder Público e afirmou que esta é a empresa que mais usa tecnologia de ponta. Oferece equipamentos diferenciados, buscando, por meio da inovação e tecnologia, tornar a indústria mais competitiva. “Nosso objetivo também é promover um envolvimento com toda a comunidade e fazer a diferença na cidade, apresentando soluções modernas que estão no mercado, fomentando a inovação e a tecnologia, desenvolvendo o parque industrial local, assim como o poder público, mostrando o que é robótica aos jovens, além de promover o desenvolvimento da cidade”, destacou.