Getúlio Vargas inicia os trabalhos que antecedem a IV CONAE

Getúlio Vargas é um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a dar início ao processo de mobilização das ações que antecedem a IV CONAE - Conferência Nacional de Educação. O movimento conta com a ampla participação da sociedade, em especial dos segmentos e setores vinculados à educação.

Para tanto, o Fórum Municipal de Educação, de caráter permanente e criado pela Lei nº 5.131 de 01 de abril de 2016, elegeu, no dia 3 de agosto, novos membros, responsáveis por coordenar a realização da Conferência Municipal de Educação. Este grupo terá como tarefa imediata promover a realização da Conferência Municipal de Educação - etapa que antecede a realização da IV CONAE.

Foram eleitos:

I - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto: titular: David Anderson Zanoni; suplente: Rosimeri Krasuski Sandri

II - Professores das Escolas Públicas de Educação Básica: titular: Daniê Regina Mikolaiczik; suplente: Vanessa Eliza Seemann

III - Diretores das Escolas Públicas: titular: Jairo Ademar Gallina; suplente: Lucimar de Oliveira Nunes

IV - Representantes de Instituição de Ensino Superior: titular: Adriel Paulo Scolari; suplente: Ivonei Fabiano Grolli

V - Servidores das Escolas Públicas: titular: Lori Antonio Rodigheri; suplente: Camila Paula Gallina

VI - Pais de alunos da Educação Básica Pública: titular:  Maristiane Canello Gozinski; suplente: Inês Aparecida Borba

VII - Estudantes da Educação Básica Pública: titular: Ian Lazzari Sobis; suplente: Ana Laura Szydloski

VIII - Conselho Municipal de Educação: titular: Daniela Hoffmann; suplente: Raquel da Silva

IX - Conselho Tutelar: titular: Neli Inês Soligo Todero; suplente: Jacira Justina Simioni da Silva

X - Secretaria da Fazenda: titular: Mauro André Falkoski; suplente: Karoline Zanelatto

XI - Câmara de Vereadores: titular: Domingo Borges de Oliveira; suplente: Aquiles Pessoa da Silva

Os novos membros, em articulação com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, realizaram, no dia 5 de agosto, uma segunda reunião, com o objetivo de compor as Comissões Especiais do FME, a partir da compreensão das competências e atribuições de cada uma delas. Além disso, discutiram-se as formas de orientação quanto ao estudo do Documento Referência da CONAE 2022, no âmbito das Conferências Preparatórias Livres.

O movimento caracteriza-se pela participação ativa da sociedade na avaliação e elaboração do novo Plano Nacional de Educação, que instituirá políticas públicas para a educação.