Getúlio Vargas presente no 2º Seminário Regional Turismo realizado durante a Expo Erechim 2021

Durante a Expo Erechim 2021, que aconteceu de 12 a 15 de novembro, dentro da programação do Salão da Inovação,  foi realizado, na tarde de sábado, 13, o 2º Seminário Regional de Turismo, contando com a presença do secretário da Secretaria de Turismo do Estado do RS (Setur), Álvaro Machado, e diversas lideranças regionais entre elas o prefeito de Centenário, vice-presidente da AMAU, Genoir Florek; presidente do Credenor, Paulo Giollo; presidente do Cirau, Carlos Alberto Bordin; e demais lideranças regionais ligadas ao turismo. A proposta do evento era apresentar ações que estão sendo realizadas na região do Alto Uruguai e discutir políticas de fomento ao setor.

Getúlio Vargas esteve representado pela presidente do Fórum Termas e Lagos, a turismóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Andreza Soccol.

O secretário estadual de Turismo, Álvaro Machado, falou sobre a reestruturação da secretaria e ações do Estado, projetos em andamento que visam contribuir para o desenvolvimento do setor propondo políticas efetivas para sua consolidação.  Segundo Álvaro, o objetivo é fazer com que o turismo se torne cada vez mais uma ferramenta de desenvolvimento em todas as 27 regiões do Estado. "Esse é o discurso e a prática adotada dentro da Setur. E que as regiões entendam que o turismo é um fator de congregação social, proteção ambiental, promoção cultural e desenvolvimento econômico", disse.

A presidente do Fórum Termas e Lagos, Andreza Soccol, falou sobre as políticas públicas que estão sendo realizadas no turismo regional por meio da Consulta Popular, que estão desenvolvendo diversos processos na região. "Um desses projetos foi a construção do Escritório Regional de Turismo, onde os municípios podem buscar auxílio sobre turismo”, falou.

O presidente da Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho (CoopTurismo), Valmor Bandiera, explanou sobre o histórico de formação da cooperativa de turismo do Alto Uruguai. Os passos seguidos, as pessoas ouvidas, a proposta, missão e visão da cooperativa e os primeiros frutos dessa associação, que resultou numa ação prática de cooperativismo.