Getúlio Vargas sedia reunião dos Secretários de Educação da AMAU

Os Secretários de Educação dos municípios da abrangência da AMAU, Associação dos municípios do Alto Uruguai, reuniram-se no dia 19 de agosto, para debater sobre questões educacionais da região.

Os secretários foram recepcionados e acolhidos pelo prefeito Mauricio Soligo que enfatizou a importância do debate coletivo para fortalecer ainda mais as ações educacionais, e possibilitar ações mais assertivas e o fortalecimento das decisões.

A pauta foi em torno do retorno 100% presenciais dos alunos das escolas, seguindo o Decreto Estadual nº 56.025, de 9 de agosto de 2021, Decreto estadual 56.034 de 13 de agosto de 2021. (1 m de distanciamento entre alunos), o Novo Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e o momento delicado desta transição bem como as implicações nos municípios deste fundo. A importância da participação no 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação que ocorrerá de 15 a 17 de setembro de 2021 em Brasília, a região será representada pela presidente e vice-presidente do Conseme AMAU professoras Ducili Maria Basso Richett e Sandra Betiatto. Dando seguimento a reunião ocorreu a socialização da realização da IV CONAE-22, Conferência Nacional de Educação, que será realizada em várias etapas, sendo que os municípios têm até a data limite de 31 de outubro de 21 para realizar suas conferências e debater aspectos educacionais, após segue a etapa estadual e em 2022 a etapa nacional. Momentos importantes de debate em que todos são convidados a participar.