Janeiro Branco 2023: A vida pede equilíbrio

Pensando em janeiro simbolicamente como se fosse uma página em branco, o início de 365 novas oportunidades para reescrevermos nossa história, a Assistente Social  Tailane Sandri e a Psicóloga Dóris Blasczak, da Equipe Técnica do Centro de Referência em Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Getúlio Vargas, juntam-se aos promotores de saúde mental do município trabalhando com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no intuito de divulgar e auxiliar na promoção da saúde e do equilíbrio cumprindo assim o papel relevante da Assistência Social, cujo objetivo é, dentre outros, orientar as pessoas em situações de desamparo, promovendo seu bem-estar físico, psicológico e social.

A temática de 2023 “A vida pede equilíbrio” vem ao encontro das necessidades mais prementes e profundas de todo ser humano. Depois dos desafios que todos enfrentamos nos últimos anos, e que ainda vivemos, torna-se relevante incentivar as pessoas a buscarem os que as fazem felizes.

O branco é um convite à criatividade e janeiro é o mês do ano que culturalmente todos estão mais propensos a repensarem suas vidas, suas relações sociais e familiares. Amar nossa própria história é o que dá significado à vida permitindo assim que se possa estabelecer relacionamentos sociais e familiares equilibrados!

De acordo com as profissionais: “o equilíbrio tem jeito sim e a gente pode aprender a implementá-lo em nossas vidas e em todas as relações das quais participamos”.

VOCÊ SABE O QUE FAZER?

A pergunta nos remete à reflexão com os grupos de convivência, pretendendo pensar em conjunto o que se pode fazer a partir de cada um de nós para o equilíbrio do todo.  Pensando nisso, foi realizado, na tarde desta quarta-feira, 18,  um encontro com os grupos de convivência numa tarde muito especial que foi encerrada com uma atividade que representou o equilíbrio em sua essência: a meditação, uma prática que pode ser aprendida por todos e que possibilita, com tranquilidade, a caminhada de dentro de nós mesmos para o encontro com o outro suavizando as relações humanas.

A palestra da campanha JANEIRO BRANCO, cujo enfoque é a Saúde Mental, bem como a prática de meditação foi proferida pela Psicóloga Dóris Dall Igna Blasczak. Logo após foi realizada a confraternização com todo o grupo presente.

Fechando ciclos e iniciando novos, esta é a proposta da Equipe Técnica do CRAS porque A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!