Memória Getuliense: projeto resgata a história do Poder Legislativo por meio da digitalização das atas desde a década de 1930

Iniciativa é desenvolvida em parceira Poder Legislativo e Poder Executivo

Iniciado em 2021, por meio da parceria entre Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e Câmara de Vereadores, o Projeto Memória Getuliense propõe um resgate da história local por meio da digitalização de documentos que fazem parte dos poderes Legislativo e Executivo de Getúlio Vargas.

Na primeira fase do projeto, constatou-se que a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas possui um acervo documental historicamente valioso, mas que estava correndo o risco de se deteriorar pela ação do tempo e acabar perdendo-se como registro histórico. Assim, foi proposta a digitalização deste material, que se inicia com as atas das sessões legislativas desde 1935, ano de instalação do município de Getúlio Vargas política e administrativamente emancipado, com o primeiro colegiado de parlamentares composto.

A partir daí, todos os momentos e contextos da história republicana brasileira e estadual estão contemplados neste conjunto de documentos até os dias atuais. Nomes dos parlamentares, ex-prefeitos, os debates, as legislações, enfim, uma série de acontecimentos históricos relatados e registrados nestas atas.

Dividido em décadas, iniciando em 1935, os documentos estão disponíveis no site do Departamento Municipal de Cultura, órgão vinculado ao Poder Executivo Municipal, e em breve, estarão disponíveis no site da Câmara de Vereadores e redes sociais.

Confira o material no site do Departamento Cultural por meio do link: https://is.gd/lFlkC8.