Microrregião de Getúlio Vargas define as cinco demandas para a Consulta Popular 2022 – Orçamento 2023

No último dia 5 de outubro de 2022, estiveram reunidos no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas, representantes do Poder Executivo Municipal, do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), do Conselho Regional de Desenvolvimento (CREDENOR), da URI Erechim, do IFFS, empresários e da comunidade, para indicar os projetos, que no entendimento da microrregião, composta pelos municípios de Charrua,  Estação, Erebango, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul e Sertão, devam fazer parte da cédula de votação da Consulta Popular 2022, orçamento 2023. Também na reunião foi apresentado, pela URI Erechim, um diagnóstico da evolução da região com relação ao Planejamento Estratégico Regional, que está sendo atualizado para o período de 2022/2039.

Após o debate, a Região indicou os seguintes projetos para comporem a cédula de votação da Consulta Popular deste ano:

1 – Ampliação e fortalecimento da oferta turística do Alto Uruguai: Consolidação do projeto “Caminhos do Norte Gaúcho” e desenvolvimento do aplicativo “Turismo na Palma da Mão”.

2 – Edificação da Sede própria do APL Polovest/Centro Tecnológico;

3 – Instalação do Hub Tecnológico Regional de Inovação em Saúde;

4 – A Diversidade das Culturas Regionais Através das Rádios Comunitárias; e

5 – Apoio e Incentivo à Agricultura Familiar.

No dia 31/10, em plenária regional, às 15 horas, na URI Erechim, com o resultado da indicação dos cinco projetos de todas as seis microrregionais, os mais indicados pelo conjunto da microrregionais serão homolocados para compor a cédula de votação da Consulta Popular deste ano, que acorrerá entre os dias 14/11 e 23/11/2022, sendo que as três propostas mais votadas serão contempladas, de forma igualitária, com recurso disponíveis este ano, cujo montante para Região é de R$ 1.571.428,57.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REGIONAL

Após definidos os projetos indicados pela microrregião para a cédula de votação da Consulta Popular, foi apresentado pelos representantes da URI Erechim o diagnóstico socioeconômico regional atualizado, com os dados oficiais disponíveis, e também um levantamento da execução dos projetos que a região incluiu como prioritários para execução do Planejamento Estratégico Regional – PED 2015/2030, que está sendo atualizado para 2022/2030. Esta atividade faz parte da fase de diagnóstico situacional da região, em vistas a atualização do PED. A apresentação foi feita com debate concomitante dos participantes da reunião, preparatória para uma plenária regional, que será realizada no dia 26/10/2022, às 14 horas, na URI Erechim, e que reunirá comissões das diversas áreas do desenvolvimento regional. Plenária que apontará os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças para o desenvolvimento regional, dando base para recomposição do Banco de Projetos Prioritários que o CREDENOR e a Região incluirão como metas a serem alcançadas para o desenvolvimento sustentável da região para o próximo período.