Palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher leva mais de 200 pessoas ao Centro de Convivência de Idosos

Promoção da Secretaria de Saúde e Assistência Social contou com a palestrante Tatiane Dezordi

Uma tarde onde o autoamor, o autocuidado e como obter melhor qualidade de vida foram temas que levaram mais de 200 pessoas ao Centro de Idosos Natalício José Botolli.

O evento, promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Emater Ascar-RS, foi realizado no dia 28 de março em comemoração ao Mês da Mulher. A palestra intitulada “Autoamor – É o maior plano de saúde do mundo” teve como palestrante Tatiane Dezordi, formada em Administração, Coach Integral Sistêmico e Analista de Perfil Comportamental.

A abertura foi feita pela secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti; e a assistente Técnica Regional Social da Emater/Ascar-RS,  Nadia Farina da Rosa. O evento foi prestigiado pela secretária municipal de Administração, Tatiane Giaretta, representando o Poder Executivo; a esposa do vice-prefeito Elgido Pasa, Anelita Pasa; a responsável pelo Escritório da Emater/Ascar-RS no município, Denise Luithardt Klitzke; e representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais.

A PALESTRA

A palestra teve como proposta despertar a compreensão que as enfermidades que temos são um reflexo do padrão de comportamento que emanamos para o mundo. “Quando aprendermos como amar a nós mesmos, curaremos nossas vidas. Esse momento nos convida a observar que os padrões de pensamento que formamos, e a maneira como aprendemos a lidar com as emoções, moldam nossa vida e realidade. E também nossa saúde”, explanou a palestrante.

Segundo ela, o autoamor é o nosso maior plano de saúde e durante a palestra ela ensinou a todos como respirar. Tatiane Dezordi enfatizou que é necessário aprender a respirar novamente, porque esquecemos de respirar nessa vida corrida, que se tem muitos afazeres. “Ao voltar a respirar, a gente consegue eliminar 80% das toxinas do nosso corpo”, comentou.

Durante o evento, ela realizou vivências práticas e das 29 práticas integrativas trabalhou  com cinco para que todos sentissem corporalmente vivenciando o benefício que, só em tarde, poderiam retornar para suas casas melhor do que chegaram, levando atitudes extremamente simples que podem ser incluídas no dia a dia e modificar, a longo prazo, a sua qualidade de vida. Das práticas trabalhadas ele ensinou a da meditação, usou a terapia com óleo essencial de laranja doce visando reativar algumas memórias por meio do olfato, e ainda trabalhou a dança circular e outras vivências para aprenderem a se conhecer e cuidar de si.