Peça teatral Os Peraltas marca o encerramento da XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas

Encerrou na tarde desta quarta-feira, 13, com a peça teatral “Os Peraltas”, apresentada no Ginásio Municipal Ataliba José Flores, a XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas. Promovida pelo Governo Municipal, por meio de uma Comissão Organizadora formada pela SMECD, Conselho Municipal de Política Cultural, representantes das Escolas da Rede Estadual, Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf e Escola de Educação Básica Ideau, a feira foi marcada por uma extensa programação com muita leitura, comercialização de livros, atrações artísticas e culturais, cinefórum, contação de histórias, oficinas, espetáculo cultural, entre diversas outras atividades.

Na manhã do dia 13, com o Salão de Atos da Prefeitura completamente lotado, foi realizada uma Mesa-redonda: “Que guerra é esta? História e cultura em debate”, com os debatedores Prof. Dr. David Anderson Zanoni (SMECD PMGV/UPF), Prof. Me. Gean Zimmermann (Unideau) e o médico Pedro Zambrzycki, formado na Rússia. Uma aula de história contemporânea, atual e de interesse de todos. O debate se prolongou por mais de uma hora e meia, com muitas perguntas dos presente. O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, e o vice-prefeito Elgido Pasa, assim como secretários municipais, prestigiaram o evento.

À tarde, a partir das 13h, teve Dia L da Leitura, na Rádio Abaúna FM, dentro do Programa Hora da Cultura, com os Mascotes da Feira Leiturildo e Leiturilda e Prof. Édino Farias. A autora homenageada foi Lisolete Farias Stawinski.

SARAU ARTÍSTICO E CULTURAL

O Salão de Atos 18 de Dezembro da Prefeitura de Getúlio Vargas foi palco, na noite de terça-feira, 12, do Sarau Artístico e Cultural de Getúlio Vargas, que teve como tema “Cultura da Paz”. Promovido pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, o evento contou com a participação de um bom público e integrou a programação da XXI Feira do Livro: Getúlio Vargas uma Cidade Leitora. Foram sete apresentações que encantaram a plateia.

A condução das apresentações culturais e artísticas foi feita pela responsável pelo Departamento Cultural da SMECD, David Zanoni. A Patrona da Feira do Livro, Débora Suélen Mattana, prestigiou o evento que tem como proposta ser um espaço criado para as pessoas compartilharem experiências culturais e promover o convívio social, por meio da reunião de diversos artistas locais. O tema deste Sarau foi Cultura da Paz, para que se pudesse, além de apreciar as mais diversas manifestações culturais, refletir sobre o quão importante é desenvolvermos uma cultura em que a paz prevaleça.

Durante mais de uma hora, subiram ao palco: Banda Marcial do Programa Integração AABB Comunidade, Janaína Liska (grupo Artu’s - danças), graduandas da Unideau (Contação de História), Leiturildo e Leiturilda (declamação), Orquestra Sinfônica Getuliense, sob a regência de Gleison Juliano Wojciekowski, Murilo Dassi (música) e Coral Municipal, sob a regência do maestro Dionísio Webber.

ESPETÁCULO E OFICINAS

Na manhã de terça-feira, 12, foi apresentado o Espetáculo “Eu, Pessoa e os outros eus”, encenado e dirigido pelo ator Jairo Klein de Porto Alegre, no Auditório da Unideau, que ficou lotado.

À tarde, no Salão de Atos da Prefeitura, houve Oficina de contação de histórias, com as graduandas da Pedagogia da Unideau. O autor homenageado foi Monteiro Lobato. Dona Benta foi a protagonista da história.

No Galpão do CTG Getúlio Vargas, no Acampamento Farroupilha, outro autor foi homenageado, Rubem Alves, também por meio de uma Oficina de contação de histórias. A contadora foi Sueli Oliveira, da AABB Comunidade.