Prefeitura de Getúlio Vargas promove curso de formação para os funcionários da educação

A Prefeitura de Getulio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, deu início, na noite do dia 26 de fevereiro, ao Curso de Formação para os Funcionários da Educação. A primeira interação com os profissionais aconteceu de forma remota, através do Google Meet. No total, foram cinquenta funcionários inscritos, entre monitores, auxiliares de professor, secretárias, serventes, auxiliares de serviços gerais.

A proposta desse Curso de Formação nasceu da necessidade de capacitar esses profissionais a fim de que possam qualificar-se e atualizar-se cada vez mais no desempenho de suas funções. A SMECD de Getúlio Vargas reconhece a extrema importância desses profissionais que, muito além de cumprir as atribuições do cargo no qual foram investidos, também assumem um papel educativo no ambiente escolar.

Neste primeiro semestre de 2021 a carga horária do Curso é de 80 horas e todos os módulos serão desenvolvidos pela plataforma Google Classroom (Sala de Aula Virtual). Uma parte do curso acontecerá de forma síncrona, por meio de interações on-line, com a parceria e colaboração de profissionais experientes nos temas a serem estudados, a saber: autoestima, valorização profissional, motivação, autoconhecimento, empatia; acolhimento e atendimento ao público; higienização; alimentação escolar; inclusão; redação oficial; legislação e relacionamento no ambiente de trabalho.

É importante destacar que, desde 2020, com a adesão municipal ao Google For Education, todos os estudantes e profissionais da educação possuem uma conta institucional que dá acesso, de forma ilimitada, a todos os recursos da plataforma educacional. As vantagens de utilizar a plataforma no desenvolvimento do curso são inúmeras. É possível personalizar o ensino, ou seja, o profissional escolhe o melhor horário e local para acessar os conteúdos e realizar as atividades; os conteúdos podem ser acessados via computador ou celular; há possibilidade de maior interação e engajamento nas atividades e feedback imediato por parte dos mediadores.