Prefeitura de Getúlio Vargas suspende aulas presenciais na rede municipal de ensino, passando para a modalidade remota

A medida inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, logo após o anúncio feito pelo Governador do Estado Eduardo Leite, da nova classificação da região de Erechim, onde o município está incluído, de Bandeira Preta no mapa do distanciamento controlado do Governo do RS, se reuniu em caráter emergencial com as secretárias municipais de Saúde e Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto, Graciele Possenti e Sandra Betiatto, e com o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Jean  Soccol, tratando da atual situação do município e de toda a região frente ao avanço da Covid-19. Também estavam presentes na reunião o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone; o presidente da CDL Getúlio Vargas, Leonildo Tasca; e o Diretor Geral da Unideau - Campus Getúlio Vargas,  professor Marcos Dellani.

Durante o encontro foram definidos encaminhamentos e tomadas algumas decisões, sendo uma delas a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino, já a partir de segunda-feira, dia 22, passando as aulas para a modalidade remota. Essa medida também deve ser adotada pelas escolas da rede particular.

A decisão foi tomada em razão da grave situação em que o município e a região se encontram frente à Covid-19, com a piora dos indicadores de propagação do vírus, de casos positivos e de internações, assim como de óbitos. Outro fator levado em consideração é que os hospitais de referência para o tratamento da Covid-19 encontram-se com sua capacidade esgotada, chegando à ocupação de 100%.

O prefeito Soligo afirmou que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo e esse momento requer atenção e a compreensão da população, pois se houver necessidade de transferência de um paciente do município para uma UTI, nesse momento não há vagas disponíveis. Por isso ele solicita que as pessoas continuem tomando todos os cuidados e adotando as medidas de sanitárias para evitar a propagação do vírus.

Mais orientações serão repassadas a partir do Decreto do Governador do Estado que será publicado nesse sábado, dia 20.