Prefeitura e o COMDEMA são parceiros do Projeto de Coleta Seletiva do Presídio Estadual de Getúlio Vargas

A Prefeitura de Getúlio Vargas e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) realizaram melhorias de infraestrutura e aderiram ao projeto de coleta seletiva de resíduos encaminhado pelo Presídio Estadual. Também foram parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Obras, a empresa Sulcam Pré-moldados, com a colaboração de cimento, e a empresa RG Embalagens, com a colaboração de embalagens plásticas de armazenamento de resíduos.

Na manhã desta terça-feira, 18, o vice-prefeito Elgido Pasa e o presidente do COMDEMA e secretário municipal de Meio Ambiente, Jacson Karpinski, estiveram presentes no ato de entrega dos materiais solicitados. O projeto foi encaminhado pela diretora do Presídio, Alice Richetti, chefe de ASD, Leonardo Oliveira, e psicóloga Elisandra Burgheuer.

Foram adquiridos pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente dois contêineres de 1.000 litros, 24 lixeiras de 30 litros, 11 lixeiras de 50 litros, quatro bombonas de 200 litros e um carinho de carga.

Hoje o Presídio abriga uma população carcerária de 168 presos em uma estrutura desenvolvida para 56. A proposta é desenvolver um projeto onde os presos sejam conscientizados da importância da coleta seletiva de resíduos orgânicos e secos. Uma campanha será desenvolvida destacando que, se os resíduos sólidos gerados não estiverem armazenados em locais apropriados, pode-se ter um acúmulo de lixo, que se torna criadouro para vetores transmissores de doença, como roedores, baratas, insetos e mosquitos. Essa prática em desacordo com o meio ambiente também causa um alto risco à saúde pública.