Primeiras doses da vacina contra Covid-19 são aplicadas em Getúlio Vargas

Um marco na história recente de Getúlio Vargas aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, com a aplicação das primeiras doses da vacina contra Covid-19, a Coronavac, em profissionais da área da saúde do município. Um fato marcante e emocionante, especialmente para quem recebeu as primeiras doses da vacina, por toda a esperança que elas representam para toda a humanidade.

O Prefeito Maurício Soligo, ao lado da Secretária de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, agradeceu aos profissionais pelo trabalho que vêm desempenhando até agora, de muito trabalho e extrema dedicação, destacando que uma nova esperança inicia a partir dessa data. Também falaram da emoção em presenciar esse momento histórico.

As primeiras pessoas a serem vacinadas foram: Tatiana Klimaszewski (Técnica em Enfermagem da UBS Bem Cuidar Covid 19), Cláudia Gostinski (Técnica em Enfernagem/Vacinadora) e Elizandra Faccio Bieseki (Enfermeira Hospital São Roque).

Em seguida receberam a dose da vacina a Dra. Barbara Martin, enfermeira Minéia Pellenz é Técnica Bruna Lorenzi da UBS Bem Cuidar Covid e os profissionais do SAMU Sérgio Webber, Raquel lauer Cardoso e Márcio Alberto Cardoso.

PÚBLICOS PRIORITÁRIOS

Na tarde de terça-feira, 19, o prefeito Mauricio Soligo, acompanhado pelo vice-prefeito Elgido Pasa, pela secretária de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, e alguns profissionais da Secretaria, reuniu a imprensa para informar sobre a chegada da vacina em Getúlio Vargas, cuja distribuição foi realizada pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Erechim. Destacou que apesar da chegada da vacina, os cuidados devem continuar como uso da máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel. O prefeito também falou dos públicos prioritários que são:

- Profissionais de saúde envolvidos diretamente no atendimento à Covid-19.

- Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (asilos ou lar de idosos).

- Pessoas deficientes com amis de 18 anos institucionalizados.

- População indígena vivendo em terras indígenas.

De acordo com a secretária da Saúde, Graciele Possenti, as vacinas serão aplicadas somente na UBS Central e para receber a vacina é necessário levar:

- Cartão SUS

- CPF

- Carteira de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social pede que a população aguarde as convocações de cada grupo prioritário para a vacina, conforme o Ministério da Saúde.

Crédito das fotos: Anissara Zir/A Folha Regional