Programa Municipal de Educação Fiscal de Getúlio Vargas entrega repasse para diretores das escolas

Diretores das seis escolas municipais receberam primeira parcela do fomento às atividades referentes a educação fiscal do ano letivo

Na manhã de sexta-feira, 30, os diretores das seis escolas da rede municipal de ensino receberam, no gabinete do prefeito Maurício Soligo, os cheques com a primeira parcela de R$ 600,00 que contempla a 1ª etapa do Projeto Municipal de Educação Fiscal. Ao longo do ano, segundo o decreto municipal que oficializa o projeto, as escolas fazem jus a duas parcelas do referido valor para auxiliar na disseminação dos princípios da educação fiscal nas escolas. Sendo assim, a Educação Fiscal torna-se um elemento curricular integrado nas atividades pedagógicas de todas as turmas, do pré-escolar até o 9º ano do Ensino Fundamental.

O ideal de formar cidadãos íntegros, éticos, conscientes e responsáveis, passa pelos conceitos compartilhados pela Educação Fiscal, sobretudo no que se refere à importância social dos tributos, uma vez que com a sonegação ou o descaminho do imposto impede-se a melhoria dos serviços públicos essenciais (saúde, educação, segurança e infraestrutura).

Além dos diretores e do prefeito Mauricio, participaram da cerimônia a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Sandra Betiatto, o Secretário Municipal da Fazenda, Mauro Falkoski, a disseminadora do Programa Municipal de Educação Fiscal Rosana Bertella, e o coordenador do PMEF, professor David Zanoni. Segundo a diretora da EMEI Olivo Castelli, Cidiane Troczinski, “além da importância social dos impostos, os estudantes aprendem, com a Educação Fiscal, a valorizar e proteger o meio ambiente, além de cuidar do patrimônio público, viabilizado pela correta destinação dos tributos arrecadados”.

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM  MAIS DE R$ 90 MIL EM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ESPORTIVOS E DE COPA E COZINHA

Na mesma ocasião, três escolas municipais receberam notebooks para utilização da direção e apoio administrativo e pedagógico. Além desses equipamentos, neste ano, todas as escolas municipais receberam equipamentos e materiais diversos de copa e cozinha e esportivos que totalizaram R$ 90.488,06.

Foram repassados para as escolas balança, microondas, batedeira, ar condicionado, liquidificador, espremedor de frutas, armários, termômetros para geladeira, WebCam, geladeira, secadora de roupa, cilindro para massas, forno elétrico, fogão, multiprocessador, fritadeira elétrica, microcomputador completo e notebook, totalizando R$ 73.07,90. Adquiridos materiais de copa e cozinha, que totalizaram R$ 4.475,86 e além de material esportivo no valor de R$ 12.304,30.