Secretaria da Saúde e Assistência Social informa que estão disponíveis vacinas contra Meningite para crianças e adolescentes

Meningocócica C para crianças até 10 anos e Meningocócica Quadrivalente (ACWY) para adolescentes com 11 e 12 anos

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, informa que estão disponíveis para imunização as Vacina Meningocócicas C e Meningocócica Quadrivalente (ACWY). A primeira é para crianças até 10 anos (quem ainda não recebeu a vacina) e a outra é para adolescentes de 11 e 12 anos. As vacinas podem ser feitas nas UBSs Navegantes e São José.

Anteriormente encontrada somente em clínicas particulares, a vacina ACWY – a que mais protege contra a meningite – passou a integrar  o calendário nacional de vacinação e a ser ofertada pelo Sistema Único de Saúde. Essa vacina protege contra a bactéria chamada meningococo e as letras que ela tem em seu nome correspondem aos tipos dessa bactéria. Ou seja, a vacina deixa a criança imune contra quatro tipos de meningite.

O QUE É A MENINGITE

A meningite meningocócica é uma doença grave que é transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos e provoca inflamação na meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias, ou seja, pelo ar. A doença atinge mais comumente crianças e adultos jovens.

No início da meningite, os sintomas se assemelham aos da gripe. Mas, com a evolução do quadro, os pacientes podem manifestar rigidez no pescoço, febre, aversão à luz, desorientação, dores de cabeça e vômitos. Outros aspectos são considerados como fadiga, calafrios, dores musculares e articulares, dor no peito ou abdominal, falta de ar, diarreia, manchas vermelhas pelo corpo, hemorragias e deficiência circulatória. A meningite pode deixar sequelas neurológicas, auditivas, dores crônicas, entre outras.