Secretaria de Meio ambiente entrega mais de 300 Kg de tampinhas de plástico para reciclagem

Material é das entidades cadastradas no Programa Tampinha Legal

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, esteve na Fundação de Bancos Sociais da Fiergs em Porto Alegre, para fazer a entrega das tampinhas recolhidas para o Programa Tampinha Legal pelas entidades cadastradas em Getúlio Vargas. Foram mais de 300 Kg de tampinhas plásticas entregues.

Segundo ele, o material é destinado ao Tampinha Legal, que vende para os recicladores, sendo que o valor arrecadado é destinado para as entidades assistenciais cadastradas no programa. “Dessa forma, há um ganho educativo, social e ambiental, uma vez que as comunidades se engajam na coleta dos materiais e provocam a discussão sobre o destino consciente do plástico”, destaca Jackson Karpinski.

O PROJETO

O Governo Municipal aderiu, em 2019, ao projeto Tampinha Legal, que é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico e, desta forma, aumentando os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos. O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma.

Por ser uma importante ação de preservação do meio ambiente, a comunidade está convidada para contribuir e depositar as tampinhas nos pontos de coleta instalados pela cidade e na Prefeitura. Podem ser depositadas tampas plásticas de embalagens em geral: tampas de óleo de cozinha, vinagre, sorvetes, remédios, adoçantes, doces, acetona, creme dental, shampoo, cosméticos, detergentes, alvejantes, amaciantes, refrigerante, tampa de garrafas, de baldes, de caneta, de embalagens de aerosol, de potes de margarina e de embalagens em geral. Não serão aceitos os potes, somente as tampas.

PARCEIROS

São parceiros da campanha em Getúlio Vargas: Lar da Menina, CTG Getúlio Vargas, Escola Municipal Pedro Herrerias, Creche Olivo Castelli, APAE Getúlio Vargas, Lions Clube Getúlio Vargas e Escola Cônego Stanislaw Olejnik.

Entidades interessadas em participar da ação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo fone (54) 3341-1600 – Ramal 252.