Administração Municipal realiza avaliação e monitoramento das ações de segurança às escolas com o Capitão Ailton Trindade

Segurança terceirizada inicia nesta sexta-feira, 14, na rede pública municipal

Dando continuidade às ações de ampliação da segurança que visam coibir a violência nas escolas municipais, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, recebeu a visita do comandante da 3ª Companhia de Getúlio Vargas, Capitão Ailton César Trindade, para uma reunião de avaliação e monitoramento das medidas tomadas nos últimos dias. O chefe do Poder Executivo estava acompanhado pelas secretárias municipais de Educação, Cultura e Desporto e de Saúde e Assistência Social, Sandra Betiatto e Graciele Possenti.

Entre as ações está a contratação de empresa de segurança, em carácter emergencial, para atuar junto a todas as escolas da rede pública municipal, especialmente na portaria dos educandários cuidando, controlando e monitorando a entrada e saída dos alunos. Esta atividade inicia nesta sexta-feira, 14 de abril.

PALESTRA

No próximo dia 19 de abril, às 19h, no Auditório da Unideau, acontece uma palestra com o tema “Segurança nas Escolas”, voltada aos profissionais da educação da rede pública e privada, que terá como palestrantes o delegado Jorge Fracaro Pierrezan e o Capitão Ailton Trindade.

Como todas as escolas já contam com câmeras de videomonitoramento e portões eletrônicos, o Capitão Ailton Trindade informou ao prefeito que já está dando um olhar especial para as frentes das escolas, monitorando o movimento em todo o seu entorno e ampliando o patrulhamento nas vias públicas. Segundo ele, este trabalho já vinha sendo realizado, porém, agora, será reforçado e intensificado.

FAKE NEWS

O Capitão Ailton faz um apelo para que a população não dissemine “fake news”. “Se receberem alguma mensagem de ameaça às escolas, não repassem para seus contatos. Passem para nós da Brigada Militar ou Polícia Civil que vamos checar a veracidade”, recomendou. Por isso, ele solicita que estas mensagens sejam repassadas para os números 190, (54) 33421-1630 (Brigada Militar) e (54) 3341-1605 (Polícia Civil).

O prefeito Mauricio Soligo salientou que a colaboração dos pais e familiares também é importante para a construção de um espaço escolar seguro, estreitando o diálogo com os jovens e acompanhando os conteúdos acessados na internet e redes sociais.

A secretária Sandra Betiatto afirmou que a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto está aberta para receber relatos e orientar os pais e estudantes a esse respeito, assim como toda a equipe está à disposição para acolher e esclarecer a comunidade escolar sobre as medidas de segurança emergenciais adotadas. Ela reafirmou que a Administração continuará investindo no que há de melhor para a ação preventiva, promovendo uma educação de qualidade, com foco no respeito à diversidade e na tolerância, para o estabelecimento de uma cultura de paz.