Administração Municipal trabalha para garantirmais segurança nas escolas municipais

A Prefeitura de Getúlio Vargas reuniu, no início da tarde desta quarta-feira, 5, as direções das escolas municipais para avaliar a atual situação na questão de segurança nos educandários da cidade. Presentes o prefeito Mauricio Soligo, a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, e a coordenadora pedagógica da SMECD, Lisiane Paula Wietchikoski.

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, lamentou profundamente o fato ocorrido em Blumenau.   Afirmou que a segurança nas escolas municipais sempre foi e segue sendo uma das prioridades dessa gestão. Disse que ao longo desta Administração várias melhorias foram realizadas nas escolas e todas contam com câmaras de videomonitoramento e portões eletrônicos.

Na oportunidade, solicitou aos gestores que reforcem a segurança mantendo os portões fechados, abrindo apenas para entrada e saída de alunos e para pessoas devidamente identificadas. Reforçou dizendo que deverá ser realizada uma reunião com todos os professores da rede municipal com o pessoal da área da segurança da Polícia Civil para uma formação sobre medidas preventivas a serem adotadas e como se protegerem em situações semelhantes.

O prefeito ainda solicitou que tanto gestores como professores fiquem atentos aos alunos e a situações e pessoas que possam ser estranhas à comunidade escolar. Também orientou que se recomende aos pais para observarem o horário de entrada e saída dos alunos, para que não cheguem nem muito tempo antes do início das aulas, nem a busca ser muito após o término das aulas. “Reiteramos nossa atuação na busca de uma educação livre de violência e que promova sempre uma cultura de paz e de respeito entre todos, dentro e fora da sala de aula. Somente assim conseguiremos ter uma educação pública de qualidade para todos”, concluiu Soligo.