AGER realiza a primeira vistoria aos serviços da Corsan em Getúlio Vargas

AGER realiza a primeira vistoria aos  serviços da Corsan em Getúlio Vargas

AGER realiza a primeira vistoria aos serviços da Corsan em Getúlio Vargas

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) realizou, na manhã desta segunda-feira, 29, a primeira vistoria aos serviços de água e esgoto da Corsan de Getúlio Vargas. A equipe da AGER, liderada pelo diretor-presidente, Valdir Farina, esteve acompanhada pelo prefeito Mauricio Soligo e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski.

Entre as observações durante a vistoria, foram analisados aspectos como o funcionamento do abastecimento de água no município, a vazão, a presença de vazamentos de água e o tempo necessário para resolver esses problemas. Também foi verificada a questão do funcionamento dos hidrômetros nas residências e outros aspectos importantes com relação à qualidade da água que é oferecida à população. O relatório técnico das inconsistências será enviado à Corsan para às devidas providências nos próximos dias.

AGER: A NOVA FISCALIZADORA

A AGER tornou-se a nova fiscalizadora dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgoto sanitário do município a partir deste ano de 2024, conforme estipulado pela Lei Municipal nº 6.140/2023. Todos os requisitos legais para esse conveniamento foram cumpridos, incluindo a Lei Federal nº 11.445/2007, e a aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores.

Até o ano passado, a fiscalização era realizada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS). Contudo, optou-se por uma agência reguladora mais próxima e presente, com o objetivo de garantir ainda mais a qualidade da água oferecida à população, considerando que esta é uma questão de saúde pública.

Com essa mudança, o município de Getúlio Vargas espera melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgoto, pois a AGER está mais próxima e tem conhecimento sobre as necessidades e realidades locais. Essa ação é um reflexo do compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar de seus cidadãos, garantindo que eles tenham acesso a água de qualidade e a serviços de esgoto eficientes. A vistoria realizada pela AGER é apenas o primeiro passo nesse processo de melhoria contínua.