Prefeito de Getúlio Vargas e secretário de Meio Ambiente fazem visita à Be8 Energia Renovável em Passo Fundo

Mauricio Soligo e Jakson Karpinski conheceram o projeto sobre aproveitamento de óleo de cozinha para produção de biocombustíveis

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, preocupada com o destino final do óleo de cozinha usado, esteve na tarde desta segunda-feira, 29, na Be8, antiga BSBIOS, em Passo Fundo. Nessa visita, o prefeito Mauricio Soligo e o secretário Jackson Karpinski se familiarizaram com um projeto inovador que promete transformar a maneira como lidamos com o descarte do óleo de cozinha. Também participou da visita o Márcio do Prado, da Secretaria de Meio Ambiente.

O Programa Ser Sustentável é uma iniciativa da Be8 que visa o desenvolvimento de fornecedores para aquisição de óleo de cozinha usado, proveniente do sistema de coleta pública de resíduos, estabelecimentos comerciais e residências, como matéria-prima para produção de biocombustível. Este programa baseia-se em três pilares: cuidado com o meio ambiente com a destinação correta do óleo vegetal usado; social com a inclusão e valorização da Cooperativa e seus integrantes; e econômico no provimento de renda com a venda do material coletado.

O objetivo da Prefeitura agora é buscar uma entidade no município para implantar este programa por meio de uma parceria que também visa, além do retorno financeiro para a organização social, auxiliar a população com o descarte correto dos óleos e gorduras residuais para a produção de biocombustíveis. Essa colaboração gerará não apenas benefícios econômicos, mas também contribuirá significativamente para a proteção do meio ambiente.

A visita do prefeito Mauricio Soligo e do secretário Jackson Karpinski à Be8 Energia Renovável é um passo importante na direção de uma cidade mais sustentável. Com o descarte adequado do óleo de cozinha, podemos gerar valor econômico e, ao mesmo tempo, proteger nosso meio ambiente.