Centro Integrado Renascer recebe melhoriase atenção especial para o estímulo à leitura

O Centro Integrado Renascer (CIR) está passando por significativas melhorias em suas instalações, visando oferecer um ambiente mais acolhedor e propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Destaca-se entre as novidades a criação de novos espaços, incluindo uma sala dedicada à leitura. Reconhecendo o papel crucial da leitura no desenvolvimento individual e social, esta iniciativa visa estimular a imaginação, criatividade e promover o acesso ao conhecimento.

Além disso, as salas de atividades e a recepção da área aberta foram alvo de melhorias, transformando-as em ambientes propícios para atividades socioeducacionais, recreativas e culturais.

Essas mudanças não apenas aprimoram as condições físicas do espaço, mas também fortalecem o compromisso do CIR com o bem-estar e o desenvolvimento integral de sua comunidade atendida.

O trabalho de reforma ocorreu entre os dias 22 e 26 de janeiro, contando com a colaboração de todos os profissionais do CIR, juntamente com a coordenadora Mary Fenski. No dia 29 de janeiro, as crianças e adolescentes retornaram à entidade e foram recebidos pela palhaça Bem Bolada, desfrutando de momentos de diversão, brincadeiras e apreciando as mudanças realizadas.

Atualmente, o CIR oferta o serviço para 53 crianças e adolescentes atendidos no turno inverso da escola. A entidade está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O processo de ingresso baseia-se na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, regulamentada pela Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, e pela Resolução CNAS nº 13, de 13 de maio de 2014, sendo realizada uma avaliação pela equipe técnica do CRAS, composta por assistente social e psicóloga.