Conferência sobre Infância encerra o Seminário Permanente em Educação Infantil de Getúlio Vargas

Formação Continuada dos Professores se desenvolveu de março a setembro

O Seminário Permanente em Educação Infantil do Município de Getúlio Vargas, realizado pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e apoio do Centro Universitário IDEAU – UNIDEAU, teve seu encerramento no dia 27 de setembro, com a conferência “Infância: um enfoque sob a ótica da criança”, ministrada pelas professoras Beatriz Menegaz e Consuelo Cristine Piaia, da UNIDEAU. O evento foi realizado no Auditório da UNIDEAU.

O Seminário iniciou com um momento cultural realizado pela Orquestra Acordes, sob a regência do Maestro Maurício Castelli, que abrilhantou a noite com músicas que são uma expressão cultural universal que une as pessoas. Após a conferência, aconteceu a mostra dos Estágios Supervisionados da Educação Infantil, feita pelas alunas do 7º semestre da Pedagogia.

Em seguida, os participantes se dirigiram às oficinas organizadas pelos acadêmicos do nível II das licenciaturas da UNIDEAU. Foram realizadas cinco oficinas pedagógicas com as seguintes temáticas: Representatividade Afrodescendente, Pedagogia do Baobá e o Bullying, Lata da diversidade, Bonecas do Bullying e Pinturas Afro.

DESENVOLVIMENTO

Infância: um enfoque sob a ótica da criança foi a temática de todo o Seminário Permanente em Educação Infantil, que iniciou em março deste ano e encerrou neste mês de setembro. Segundo os organizadores, o tema do seminário foi pensado visando a articulação entre diferentes saberes e buscando fortalecer conhecimentos e práticas, dialogando e somando esforços na execução conjunta de ações que beneficiem nossas crianças.

Os demais encontros aconteceram no dia 29 de março de 2022 com a temática: Estimulação Precoce tendo como conferencistas as Professoras: Ingrid Kravos Soccol - Rede Municipal de Getúlio Vargas e Jaíne de Lima Piva – UNIDEAU; e, no dia 18 de maio de 2022, o tema abordado pela Professora Miriam Wilk Wisniewski - URI Erechim foi a Psicomotricidade e o desenvolvimento infantil. Os encontros foram no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas.

O Seminário Permanente em Educação Infantil é realizado em conjunto com Universidades, colaboradores e demais profissionais convidados, para oportunizar a troca de experiências e a formação continuada dos profissionais da educação pensando na formação integral das crianças.