Conselho Municipal de Política Cultural de Getúlio Vargas planeja futuro da cultura local

Na tarde do dia 26 de fevereiro de 2024, na sala da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Centro Administrativo Municipal, os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Getúlio Vargas se reuniram para discutir uma série de temas relevantes para o desenvolvimento cultural do município.

Sob a coordenação do professor David Zanoni, a reunião teve como pauta principal a organização da próxima Assembleia para eleger e empossar os novos membros do conselho para o biênio 2024-2026.  David Zanoni enfatizou a importância de iniciar os preparativos para a transição do atual para o novo conselho, incentivando a participação da comunidade nos segmentos culturais representados pelo CMPC. Os atuais membros do Conselho foram nomeados pela portaria 26.140 de 21 de julho de 2022.

Além disso, foi apresentada a prestação de contas do atual conselho para o biênio 2022-2024, destacando os repasses do Fundo Municipal da Cultura por meio do prêmio "Fazendo Cultura em Getúlio Vargas" e da Lei Paulo Gustavo, totalizando R$ 212.177,27 investidos em dois anos de atividade. Em sua 3ª edição, o "Fazendo Cultura em Getúlio Vargas" beneficiou 10 agentes culturais num total de R$ 60 mil distribuídos. Já a Lei Paulo Gustavo, beneficiou 19 agentes culturais do audiovisual e demais áreas culturais, num montante distribuído foi de R$ 152.177,27.

Outro ponto discutido foi o próximo edital do Fundo de Apoio à Cultura municipal, a 4ª Edição do "Fazendo Cultura em Getúlio Vargas", com um valor total de R$ 40.000,00. O Departamento Municipal de Cultura, em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e a Administração Municipal, propôs a unificação do edital, que foi aceita pelos membros do conselho, deixando para a próxima reunião a definição da divisão dos valores e da categorização.