Getúlio Vargas busca estadualização do trecho que liga o município à ERS 477

Lei já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e comunidade conhece a proposta em reunião realizada na terça-feira, 18

O Governo Municipal reuniu lideranças da comunidade do Km 13, o vice-prefeito Elgido Pasa, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades do setor produtivo – ACCIAS, Sindicato Rural, CDL, Sutraf, prefeitos de Centenário e Áurea, Genoir Marcos Florek e Antonio Jorge Slussarek, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores destes municípios e o deputado estadual Paparico Bacchi, para falar sobre a estadualização do trecho da estrada que liga Getúlio Vargas até a ERS 477. A reunião foi realizada na noite de terça-feira, 18, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, com boa presença de público.

A estadualização da estrada que liga Getúlio Vargas até a ERS-477 foi aprovada na Câmara de Vereadores e está contemplada na Lei n° 5.912. O primeiro passo para isso acontecer foi dado em dezembro do ano passado em uma audiência na Casa Civil, com representantes dos municípios da região, prefeito Mauricio Soligo, lideranças comunitárias e o Deputado Paparico Bacchi, onde foi formalizada a reivindicação da pavimentação asfáltica deste trecho da rodovia. Em seguida, veio a aprovação da lei de autoria do Executivo pelo Poder Legislativo e esta reunião marcou a segunda grande mobilização regional para tratar do assunto.

O encontro foi coordenado pelo prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, que iniciou agradecendo os vereadores pela aprovação da lei que dá início a este processo de estadualização da estrada. Fizeram uso da palavra os vereadores Sérgio Lima, Nilson Talgatti e Jeferson Karpinski. Também falaram os representantes das entidades do setor produtivo e os prefeitos de Áurea e Centenário. Todos foram unânimes em destacar a importância desta estrada para o desenvolvimento social e econômico de toda a região, para as áreas da educação, saúde e setor agrícola. Todos pediram que a comunidade, e principalmente quem mora nesta região, acredite no projeto, mesmo que se saiba que o processo não será célere. Mesmo demorando, todos falaram que era necessário iniciar, e isto estava sendo feito. “Este não é um movimento de um município apenas, mas de toda a região, pois liga vários municípios a Getúlio Vargas”, enalteceram.

O prefeito Mauricio Soligo foi enfático ao afirmar que enquanto a estrada não estiver pavimentada, a sua manutenção continuará sendo do município de Getúlio Vargas. “Um compromisso assumido e que será honrado”, garantiu.

O deputado Paparico Bacchi pediu a todos para que acreditem e continuem investindo em Getúlio Vargas. Segundo ele, como o Estado do RS está se equilibrando financeiramente, pode ser que esta rodovia saia antes do tempo previsto. ‘É difícil, mas não é impossível”, garantiu. Ele recebeu das mãos do prefeito Mauricio Soligo toda a documentação – Lei aprovada, decreto que estabelece a faixa de domínio da estrada e procuração para que o deputado represente o município junto ao Daer - para ser levada à Casa Civil para formalizar o início do processo de estadualização.

Ao final do encontro, foi aberto um espaço para perguntas para esclarecimento de dúvidas.