Getúlio Vargas decreta situação de emergência em razão da estiagem

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, decretou Situação de Emergência no município, por meio do decreto n.º 3.824, de 17 de fevereiro de 2023, em função da seca e dos prejuízos causados pela estiagem, que teve início em meados de outubro de 2022 e se estende até os dias atuais.
O decreto foi baseado no parecer da Equipe Técnica da Emater, que emitiu Laudo Técnico referente às perdas provocadas nas lavouras de milho grão 45%, milho silagem 50%, soja 18%, feijão 50%, leite 25%. É grande o prejuízo social às famílias que estão sendo atingidas pela estiagem, pois com a falta de água nas propriedades ocorre a perda de alimentos que são produzidos para a subsistência da família, e em alguns casos para a sobrevivência das mesmas, totalizando cerca de 550 famílias.
Segundo o prefeito Soligo, o Município de Getúlio Vargas está sendo afetado pela estiagem, agravando-se os efeitos gerados pela frustração da safra agrícola de verão, produção leiteira, consumo humano e água para o gado, durante todos os últimos meses. “A ocorrência de estiagem na área rural ocasionou a redução de forma drástica nos níveis dos açudes, reservatórios e bebedouros que abastecem as área rurais do Município, causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária”, afirmou.
Conforme levantamento da Emater, considerando precipitação e ocorrência de perdas no setor agropecuário, nas propriedades rurais está ocorrendo escassez e falta total de água nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal, bem como a falta de rios naturais para abastecimento, ocasionando racionamento de água para o consumo humano e animal.
De acordo com o Decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Também está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.