Getúlio Vargas está entre as primeiras cidadesdo país a contar com uma viatura semiblindada

Na manhã desta quarta-feira, 6, logo após a solenidade de posse dos novos secretários municipais da gestão 2021-2024, o vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias esteve no gabinete do prefeito Mauricio Soligo para comunicar que o município foi contemplado com uma viatura semiblindada do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para uso da Polícia Civil.

Segundo Dinarte Farias, Getúlio Vargas está entre as primeiras 45 cidades do país a contarem com veículos com proteção balística, sendo que deste total, 41 viaturas foram entregues nesta terça-feira, 5, pelo Governador do Estado Eduardo Leite, ao lado do vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e da Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

As viaturas foram adquiridas com recursos de emenda da bancada federal gaúcha no Congresso Nacional, proposta em 2019, ultrapassando o valor de R$ 6 milhões, com repasse da União e contrapartida financeira do Governo do RS.

Getúlio Vargas foi contemplado por meio de uma solicitação do vereador Dinarte Farias ao Deputado Federal Afonso Hamm, que intercedeu junto à Polícia Civil para que o município recebesse também uma viatura com proteção balística. De acordo com Diarte Farias, o veículo de Getúlio Vargas está em produção e deverá ser entregue nos próximos meses. Ele explicou que o êxito na gestão do convênio permitiu aquisições acima das metas planejadas. A previsão inicial era de compra de 41 viaturas, uma por município, conforme indicação realizada pelos deputados federais e senadores gaúchos na proposição da emenda, em 2019. Com a economia da licitação realizada pelo governo, foi possível utilizar a sobra do recurso para aquisição de outros quatro veículos, também um por cidade, com destinação definida pelo planejamento da Polícia Civil.

O prefeito Mauricio Soligo agradeceu o empenho do vereador Dinarte Farias em conseguir que Getúlio Vargas também fosse contemplado com uma viatura que trará maior segurança para os profissionais que atuam na segurança pública do município, valorizando a vida desses valorosos servidores públicos. Ele também agradeceu ao Deputado Federal Afonso Hamm, grande parceiro da comunidade getuliense, por ter feito a indicação do município para receber uma viatura junto à gestão da Polícia Civil.

AAGV RECEBE AERONAVE

Ainda durante sua conversa com o prefeito Mauricio Soligo, o vereador Dinarte Farias também anunciou a chegada para a Associação Aerodesportiva de Getúlio Vargas (AAGV) da primeira aeronave para instrução de voo. Trata-se de um avião American Champion Aeronca 7DC, no valor aproximado de 50 mil dólares, que possibilitará prática de voos, exames e provas no município.

O avião havia sido cedido pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) ao Aeroclube de Erechim que doou para a AAGV, com sua autorização. A AAGV é responsável pelo Aeroporto de Getúlio Vargas, cuidando da sua gestão e manutenção do local.

Dinarte destacou que isso está sendo possível devido à parceria da AAGV com o município firmada no ano de 2019, onde, por meio do Termo de Permissão de Uso foi cedido à Associação parte integrante do Aeródromo, compreendendo o campo de aviação com hangar e estação de passageiros, em uma área superior a 76 mil metros quadrados.      A permissão foi autorizada pela Lei Municipal nº 5.554, de 30 de agosto de 2019, e aprovada pela Câmara de Vereadores, sendo para fins de atividades aeronáuticas no geral, sem fins lucrativos, visando à defesa e a promoção do aerodesporto no município, pelo prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período. De acordo com Dinarte Farias, isso tem permitido à AAGV realizar um excelente trabalho trazendo bons resultados para o município.

Para o presidente da AAGV, Júnior Freitas, o recebimento dessa aeronave que servirá para instrução de voos representa mais um passo importante para a Associação se consolidar de forma definitiva no cenário da aviação brasileira. “Depois de reativar e registrar o nosso aeroporto essa é mais uma importante conquista, não só da Associação, mas, também, do município de Getúlio Vargas”, sentenciou Freitas.