Getúlio Vargas marcou presença em evento de apresentação da proposta de concessão das rodovias da região

Reunião-almoço foi realizada em Passo Fundo com a presença de representantes de mais de 20 municípios da Região Norte do RS

Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, e o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone, participaram, nesta sexta-feira, 9, da reunião-almoço que tratou sobre a proposta de concessão das rodovias ERS-135 e ERS-324. O evento foi promovido pela ACISA (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo), juntamente com o Corede Produção, CDL, Sinduscon, Sindilojas e Sindicato Rural de Passo Fundo e realizado no Grill Hall Panorâmico com a presença de representantes de mais de 20 municípios da região Norte do RS.

Também participaram do evento o presidente da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), Marcelo Gazen; o deputado estadual Mateus Wesp; o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Marcelo Gazen, o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, e demais autoridades. O projeto, que será dividido em três blocos e aportará recursos nos próximos 30 anos, abrange a remodelação 1.131 quilômetros de estradas através da iniciativa privada.

A proposta de concessão do governo do Estado foi apresentada pelo secretário Extraordinário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, que destacou os benefícios que a concessão traria, como por exemplo, melhor pavimentação e sinalização das estradas, redução de acidentes, melhor fluxo e menores custos operacionais e logísticos. Conforme ele apresentou, atualmente, somente 12% dos trechos estaduais são duplicados e 25% possuem dificuldade de ultrapassagem, velocidade inferior a 60km/h e fila durante 80% da viagem. Outro dado apresentado é que 88% das estradas não têm acostamento ou possuem largura menor que o estabelecido pela norma. Com as concessões, está prevista pista dupla ou tripla em 73% da malha, de um total de 1.131 quilômetros, 831 adequações em acessos e mais de 800 km de acostamento.

A ERS-135, que vem de Erechim a Passo Fundo, a ERS-324, que vem de Nova Prata, passando por Marau e Passo Fundo, e a ERS-129, que vem do Vale do Taquari, todas elas seriam duplicadas integralmente durante esse processo de concessão. Serão quase R$ 4 bilhões em investimentos em todo o bloco do Vale do Taquari e região de Passo Fundo, melhorando o escoamento da produção, gerando emprego e renda e, principalmente, salvando vidas e evitando acidentes, já que a ERS-324 é tão perigosa e já ceifou muitas vidas ao longo de sua história.

ABERTO O DEBATE COM OS MUNICÍPIOS

Segundo Leonardo Busatto, o governo está à disposição para fazer o debate com os municípios e discutir pontos que também são de interesses locais justamente para melhorar o projeto e construir o que for o melhor para o RS. "Nas duas rodovias os números de valores de tarifas, praças, tudo isso pode ser discutido. Lembrando que é preciso ter os recursos suficientes para fazer o investimento. Porém, o custo econômico das vidas por ter estradas ruins é infinitamente superior ao custo de uma tarifa de pedágio. Portanto, nós tentamos chegar a aquele melhor modelo que não onere muito o bolso das pessoas mas também que os investimentos possam ser realizados, porque esse é o grande objetivo das concessões de rodovias", disse Leonardo.

De acordo com o deputado estadual, Mateus Wesp (PSDB), o Governo do Estado está aberto a discussões e a ouvir as reivindicações dos municípios. Por isso, representantes do governo vieram até Passo Fundo para saber o que os prefeitos estão pensando dos projetos de concessões.

Conforme o presidente da Acisa, Cássio Gonçalves, a reunião é estratégica para definir uma unidade entre os municípios da regiã0, pois o assunto vai impactar no dia a dia das pessoas. As duas rodovias fazem ligações importantes e são muito perigosas, registrando acidentes todas as semanas, portanto melhorias são fundamentais. De acordo com Cássio Gonçalves, a Acisa apoia a duplicação das estradas, no entanto o que é necessário debater agora é se será com ou sem pedágio, onde será instalado e o provável valor. As ideias que surgiram na reunião serão repassadas ao Governo do Estado.