Governo de Getúlio Vargas entrega primeiros títulos de propriedade na modalidade Reurb

Foram entregues 37 registros imobiliários a moradores do Loteamento Presidente Vargas

O Governo de Getúlio Vargas entregou, na quinta-feira, 25 de março, 37 títulos de imóveis pela Regularização Fundiária Urbana do município (Reurb) a moradores do Loteamento Presidente Vargas, no Bairro Monte Claro. O evento contou com a presença de autoridades, moradores e comunidade.  Participaram da mesa de autoridades o prefeito Mauricio Soligo, o vice-prefeito Elgido Pasa, a secretária municipal de Administração Tatiane Giaretta, o representante da empresa Caismax, responsável pelo processo de regularização dos imóveis, Israel Machado, e o titular do Cartório de Registro de Imóveis de Getúlio Vargas, Emir Borges Wolffenbüttel.

Ao fornecer os títulos de propriedade regularizados, a Prefeitura de Getúlio Vargas está oferecendo segurança jurídica às famílias que vivem em lotes informais, garantindo seus direitos e possibilitando que tenham acesso a serviços básicos e financiamentos para melhorias em suas residências. Esse é um passo importante para o desenvolvimento do município, que busca promover a inclusão social e a qualidade de vida de seus moradores. Esta é apenas a primeira etapa da Reurb, outros loteamentos deverão ser beneficiados. A proposta é regularizar o que é necessário no município, beneficiando o maior número de famílias que se encontram nessa situação.

Na oportunidade, além da entrega dos títulos a cada um dos moradores, foi entregue pelo vice-prefeito Elgido Pasa um ofício de agradecimento a Emir Wolffenbüttel pelos serviços prestados gratuitamente pelo Cartório de Registros de Getúlio Vargas.

MARCO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A primeira a se pronunciar foi a secretária de Administração, Tatiane Giaretta, que falou que esta era a celebração de um marco importante na história do município. Relatou os importantes passos para se chegar a esse dia, iniciado com o desafio lançado em 2023, que foi abraçado pela equipe da Administração Municipal.  “Por meio de um trabalho incansável, iniciamos com o levantamento das matrículas, estudo e adequação da lei municipal, formação da comissão que trabalharia junto com a empresa contratada para realizarmos a junção de todos os documentos e elaborarmos todas as etapas do processo. Firmamos parcerias fundamentais para o sucesso desse empreendimento. Começamos por um dos loteamentos que só existia literalmente no mapa, sem praticamente nenhuma regularização, e hoje fazemos a entrega destas matrículas aos seus proprietários”, falou. Conforme afirmou, este documento não apenas garante segurança jurídica, mas abre portas para melhorias e investimentos nos lares. “Que cada um de vocês possa agora olhar para o futuro com confiança e esperança”, sentenciou Tatiane Giaretta.

CORAGEM

O representante da Caismax, Israel Machado, iniciou seu pronunciamento agradecendo a Administração Municipal pela coragem de assumir e reconhecer que existia um problema de regularização, além da vontade de querer resolver. “São poucos os prefeitos que têm essa coragem”, enalteceu, explicando ser um processo burocrático, que depende do empenho de muitas pessoas, destacando o papel da assistente social que visitou cada um dos moradores para buscar documentação e fazer análise. Disse estar feliz neste momento de entrega das matrículas que dão o direito real de propriedade a cada um dos moradores. Agradeceu ao Emir Borges Wolffenbüttel e ao Glademir Fagundes Wolffenbüttel que realizaram um grande esforço e, em tempo recorde, conseguiram registrar todas as matrículas.

ÚNICO MUNICÍPIO A USAR LEI FEDERAL

O titular do Cartório de Registro de Imóveis de Getúlio Vargas, Emir Borges Wolffenbüttel, em sua manifestação, falou que o título de propriedade poderia ter sido buscado de várias maneiras, inclusive judicial, mas esta maneira que o município de Getúlio Vargas procedeu é a mais fácil e a mais econômica, valendo-se de uma lei federal. Ele afirmou que na região norte do Estado, é o único município que usou esta lei, nem Passo Fundo, nem Erechim. Explicou que é uma lei complexa, que tem que ser estudada, analisada e tem que ver a situação do imóvel. “Mas o município foi atrás, procurou pessoas competentes e foi realizando aos poucos, juntou a documentação necessária e encaminhou para nós do Registro de Imóveis, que analisamos e iniciamos o ato de registro”, afirmou. Emir teceu um agradecimento especial a Glademir Fagundes Wolffenbüttel que trabalhou dias e noites para dar agilidade e aprontar a documentação.

TRABALHAMOS PARA AS PESSOAS

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Mauricio Soligo agradeceu a todas as pessoas que se envolveram no trabalho com profissionalismo e competência e disse que o Governo Municipal também tem amigos que quando solicitados pelo bem da comunidade se colocam à disposição, que é o caso do Emir e do Glademir que, gratuitamente, desempenharam esse trabalho. “O Governo Municipal tem um compromisso com a comunidade, mas acima de tudo, o Governo Municipal acredita nas pessoas; e é pelas pessoas que nós desenvolvemos o nosso trabalho e graças a isso, nessa noite, cada um de vocês sairá daqui com a sua escritura, com um documento que atesta que vocês são donos do local onde moram. Muito obrigado a quem se envolveu neste trabalho e a todos vocês que acreditaram e nos auxiliaram neste processo”, concluiu Soligo. A solenidade encerrou com uma confraternização.

OS SENTIMENTOS

Santina de Abreu Miranda, uma das beneficiárias, disse estar muito feliz com o seu título de proprietária. Agradeceu por não ter escutado as pessoas que diziam para ela sair do seu imóvel. “Hoje sei que onde moro é a minha casa”, disse. Naile Luiza dos Reis também disse estar muito contente por estar com o seu título de dona da sua casa.  Para ela é uma grande conquista porque sabe que agora está morando no que é dela.