Mariele Zawierucka Bressan é a Patrona da Feira do Livro de Getúlio Vargas 2023

No início da tarde de sexta-feira, 25, o Prefeito Mauricio Soligo, a secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, e o responsável pelo Departamento Cultural, David Zanoni, aproveitando a cerimônia de posse dos novos Mascotes da Feira do Livro, Leiturildo e Leiturilda, Helena Castelli Castelan e Pietro Gabriel Tamanho, anunciaram o nome da Patrona da Feira do Livro de Getúlio Vargas 2023. A escolha recaiu sobre a orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, Mariele Bressan.

O anúncio foi feito pelo prefeito Mauricio Soligo e Secretária Sandra, deixando Mariele muito feliz e emocionada. Não contendo a emoção, Mariele afirmou que estava na comissão de escolha da Patrona ou Patrono, sem perceber que seu nome seria indicado. Afirmou estar muito contente, pois representa um reconhecimento da Administração Municipal ao seu trabalho na área da cultura, inclusive nas diversas edições da Feira do Livro de Getúlio Vargas. O prefeito Mauricio Soligo afirmou que essa era uma forma de reconhecer o seu trabalho em prol da cultura do município.

A promoção da XXIII Feira do Livro de Getúlio Vargas é da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio de uma Comissão Organizadora formada pela SMECD, Conselho Municipal de Política Cultural, representantes das Escolas da Rede Estadual, Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf e Escola de Educação Básica Ideau.

QUEM É MARIELE ZAWIERUCKA BRESSAN

Mariele possui graduação e especialização em Letras, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007;2009); mestrado em Letras, pela Universidade de Passo Fundo (2011), e doutorado em Letras - Teorias do Texto e do Discurso - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). É professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas, desde 2008. Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Erechim, desde 2018, atuando em cursos presenciais (Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Direito, Medicina, Medicina Veterinária e Arquitetura e Urbanismo) e na EaD (Letras e Pedagogia). É Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Getúlio Vargas/RS, desde 2010. Tem experiência na área de Análise de Discurso, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua; produção textual e autoria; corpo e discurso; gestão educacional. Autora de artigos científicos e capítulos de livros, na área de Letras e da Educação.