Novos Mascotes da Feira do Livro de Getúlio Vargas são empossados

Na tarde desta sexta-feira, 25 de agosto, no Centro Administrativo Municipal, os novos Mascotes da Feira do Livro, Leiturildo e Leiturilda, foram, oficialmente, empossados. Na ocasião, Helena Castelli Castelan e Pietro Gabriel Tamanho receberam do Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, o certificado como vencedores do concurso que os elegeu como Mascotes da Feira do Livro de Getúlio Vargas.

O concurso foi realizado no dia 11 de julho, na Biblioteca Pública Municipal, e contou com a participação de diversos candidatos inscritos, oriundos de várias escolas do município. A comissão julgadora, com base nos critérios, dispostos no edital de seleção, teve dificuldade na escolha, dada a alta qualificação dos candidatos.

Compuseram a comissão julgadora o Professor Ivonei Fabiano Grolli, representante da Unideau; Isabel Cristina Pauli Levinski, representante da Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf; Bianca Oleksinski Maria, Leiturilda - 2019/2023, e Samuel Adriano Pomorski de Souza, Leiturildo - 2019/2023.

Durante a cerimônia de posse, os antigos Mascotes também receberam homenagens, pela brilhante participação nas Feiras do Livro e em outros eventos do município, como incentivadores da leitura, da cultura e da arte como um todo.

O prefeito Mauricio Soligo frisou que, na atualidade, com o advento das novas tecnologias, as pessoas têm deixado a leitura de lado, algo tão importante para a formação do cidadão. Da mesma forma, as relações, antes mais dinâmicas e envoltas de empatia, têm se tornado mais frias, em função da falta de contato e do convívio social. Mencionou que a leitura, além de possibilitar o acesso ao conhecimento, abre o espaço para a imaginação, sem a qual, o sujeito perde a possibilidade de sonhar e construir novas possibilidades para a sua vida e a da comunidade em que se insere.

A Secretária de Educação, Sandra Betiatto, agradeceu aos antigos e aos novos Mascotes, pela coragem em contribuir, de forma tão bela, com o trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal no que concerne à formação de leitores e escritos. Reforçou que os Mascotes são exemplos, não apenas de artistas, mas de lideranças.

O momento foi marcado pela emoção, inclusive dos familiares presentes, que agradeceram à Administração Municipal, pelo trabalho realizado em prol da cultura.