Prefeitura de Getúlio Vargas e Câmara de Vereadores entregam Troféu Destaque Econômico 2022 – ano base 2021

Prefeitura de Getúlio Vargas e Câmara de Vereadores entregam Troféu Destaque Econômico 2022 – ano base 2021

Prefeitura de Getúlio Vargas e Câmara de Vereadores entregam Troféu Destaque Econômico 2022 – ano base 2021

Solenidade também concedeu título de Cidadão Honorário a Alceu Natalin Enricone

 

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a Câmara de Vereadores realizaram, na noite de 14 de dezembro, no Salão do Maria´s Eventos, a solenidade de entrega do Troféu Destaque Econômico 2022, para as empresas que se destacaram nas diversas categorias econômicas do município, tendo como base o ano de 2021. A solenidade também concedeu título de Cidadão Honorário a Alceu Natalin Enricone.

Ainda foram destacados três Projetos Inovadores, com o objetivo de incentivar e valorizar novas atividades na agricultura, indústria, comércio e serviços do município de Getúlio Vargas. A importância da inovação nestes setores, bem como a produção e divulgação para o Município e Região, retratam as qualidades específicas e eficazes para o desenvolvimento econômico regional.

Os vencedores foram: na Produção Primária, Dheikson e Valdir Bisol, que foram indicados pela Emater/Ascar RS; no comércio e serviços, o Centro Universitário Ideau, indicado pela CDL Getúlio Vargas; e pela indústria, a Cooperativa Santa Clara pelos seus 110 anos, indicada pela ACCIAS.

A premiação do “Troféu Destaque Econômico” foi instituída em 06 de novembro 1991, reformulada pela Lei Municipal 4.963, em 20/ 03/2015, e, alterada neste ano, por meio da Lei número 6.066, de 7 de outubro de 2022.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias, presidente do Poder Legislativo, e o orador da solenidade foi o vereador Aquiles Pessoa da Silva. Usaram da palavra na solenidade o homenageado pelo Poder Legislativo, Alceu Natalin Enricone, que agradeceu emocionado a honraria. O presidente da CDL, Leonildo Tasca, que falou em nome das entidades do setor produtivo do município (ACCIAS, CDL, Sindicato Rural, Sutraf e Emater/Ascar RS), enalteceu o trabalho de todos os destacados e de todos aqueles que contribuem para a geração de emprego e renda no município e para o desenvolvimento de Getúlio Vargas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, falou que o Troféu Destaque Econômico tem o objetivo de incentivar, valorizar e externar o reconhecimento às empresas e produtores primários na participação do movimento econômico do município. “Aqui estão hoje os que investem e apostam fortemente nas suas vocações, os que geram muitos postos de trabalho e que movimento significativamente a economia local. Podemos dizer, com certeza, que são os principais atores que alavancam o desenvolvimento e crescimento do nosso município. São também os principais geradores de ICMS para o município, permitindo que a Administração Municipal possa reverter esses recursos em investimentos para melhorar a qualidade de vida de toda a população”, discursou Jairo.

CELEBRAÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

O prefeito em exercício, Elgido Pasa, afirmou que era uma noite especial para o município, no ano que completa 88 anos, em que era homenageada a classe produtiva e em que se celebrava o trabalho e o capital movimentado pelo empreendedorismo dos getulienses. Em nome da Administração Municipal, teceu reconhecimentos a todas as empresas que acabavam de receber o Troféu Destaque Econômico 2022, ano base 2021.

“Sabemos que não é fácil ser um empreendedor em nosso país, onde temos uma legislação pesada, além de uma alta carga tributária. Vocês, além de serem grandes guerreiros, contribuem com a economia e o desenvolvimento do nosso município. Saibam, que vocês são fundamentais para o desenvolvimento da nossa Getúlio Vargas, pois é por meio dos impostos que vocês pagam que podemos fazer os investimentos necessários para que os nossos munícipes tenham mais qualidade de vida”, falou Pasa. Segundo ele, o Governo Municipal acredita em um município que possa crescer com a ajuda de todos. “O progresso acontece quando as pessoas acreditam que é necessário investir no local onde moram, como todos vocês fazem”, sentenciou. O prefeito em exercício ainda prestou sua homenagem a Alceu Natalin Enricone, Cidadão Honorário de Getúlio Vargas.

A Sessão Solene de entrega do Troféu Destaque Econômico encerrou com o pronunciamento do presidente do Poder Legislativo, Dinarte Afonso Tagliari Farias, que parabenizou a todos os destacados e o homenageado pelos vereadores.

A solenidade contou com a apresentação da Banda Sinfônica Getuliense, no início, enquanto os convidados chegavam e executaram os hinos Nacional e Rio-Grandense. Durante o jantar, Helen Lemos brindou a todos com um acústico de voz e violão.

PROJETOS INOVADORES

PROJETO INOVADORPRODUÇÃO PRIMÁRIA - EMATER

Dheikson e Valdir Bisol – Produção de Lúpulo

Em 2019 a família Bisol, iniciou os estudos da viabilidade técnica para introduzir o cultivo do lúpulo, todo o estudo foi baseado em um livro da USP, que mostrava toda a parte técnica e estrutural da cultura, pois a cultura estava apenas iniciando no Brasil.

As dificuldades iniciaram na aquisição das mudas, pois não existiam viveiros certificado na região, alternativa foi compra via internet, adquirindo 2000 plantas não certificadas, que mais tarde optou-se em fazer a retirada de todas as plantas do campo por não ter certeza da origem das plantas.

Posteriormente foram adquiridas matrizes de diversas variedades de viveiro certificado de São Paulo, com isso pode-se iniciar o cultivo e a certificação do próprio viveiro. Com a produção das próprias mudas iniciou o novo plantio do campo que está localizado na comunidade do Lajeado Pavão, com área de 1.0 hectare.

O Lúpulo é uma planta herbácea, tipo trepadeira, com grande valor econômico agregado, sendo usada principalmente na indústria cervejeira.

A planta é cultivada tradicionalmente em sistema latada, semelhante à da videira, com estrutura de aproximadamente de 6m de altura e conduzida em fios de aço. No momento da colheita corta-se a planta na base e dela é retirada suas flores, que são chamadas de cone. Após a colheita os cones necessitam de secagem e em seguida armazenado em câmara fria, para posteriormente fazer a peletização e a comercialização para os cervejeiros.

A família Bisol, conta ainda com uma unidade completa de beneficiamento da produção no município, e comercializa o lúpulo para todo Brasil com a marca LUPULINA HOPS.

Todo esse trabalho, aliado a tecnologia e inovação, merece o destaque econômico na produção primário do município.

PROJETO INOVADORCOMÉRCIO E SERVIÇOS - CDL

Centro Universitário Ideau

O trabalho do Centro Universitário Ideau (Unideau) iniciou em 2004, no município de Getúlio Vargas, e começou a expandir na medida em que se tornou uma referência regional no ensino, inserindo-se também em outros municípios. Atualmente está presente em Getúlio Vargas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Bagé.

As Faculdades IDEAU, como é chamado o conglomerado de unidades, estão estrategicamente colocadas em regiões com plena capacidade de expansão e desenvolvimento, contribuindo, também, com a economia e a cultura local. Conta com uma ampla oferta de cursos de graduação, abrangendo mais de 30 opções, em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduações, cursos técnicos e livres.

Com espaços pensados para que os alunos realizem suas atividades, possui uma estrutura física completa para que sejam aprimorados os estudos. São clínicas-escola, núcleos de práticas, laboratórios e hospitais veterinários, todos com equipamentos de última geração. Além disso, possui convênios com diversas empresas, que também servem como laboratórios para os estudantes.

Sua missão é oportunizar, por meio do ensino de excelência, o aperfeiçoamento teórico e prático para a formação humana e o desenvolvimento da sociedade, o qual prevê o conhecimento integral dos estudantes, da educação infantil ao ensino superior.

Está em seu DNA a inovação, por isso trabalha com o ensino noturno, que atende a demanda de alunos que trabalham durante o dia ou precisam se deslocar de outros municípios. É pioneiro na aplicação de metodologias ativas de ensino, por meio do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), no qual o estudante é colocado no centro do processo de aprendizagem, vivenciando a prática profissional desde o primeiro semestre da graduação. Conta ainda com o programa Carreira IDEAU, que faz a ligação entre o acadêmico e as empresas, o que permite que 97% dos alunos sejam empregados em suas áreas de formação.

A sólida atuação garantiu o conceito 3 no Índice Geral de Cursos e nota 4 na Classificação Institucional, avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, onde a nota máxima é 5.

PROJETO INOVADORINDÚSTRIA - ACCIAS

Cooperativa Santa Clara – 110 anos

Há 110 anos, em 10 de abril de 1912, 32 pequenos produtores rurais imigrantes europeus se uniram para fundar uma pequena queijaria que se tornaria a cooperativa de laticínios mais antiga em atividade ininterrupta do Brasil. Ao longo desses anos a Santa Clara criou produtos premiados que estão presentes no cotidiano de milhares de consumidores do Sul do Brasil.

Fundada, inicialmente, para aproveitar o excedente de leite das propriedades e produzir queijo e manteiga, a denominada Latteria Santa Chiara movimentava a pequena comunidade de Santa Clara do início do Século XX e que na época pertencia ao 4º Distrito de Montenegro; hoje Carlos Barbosa.

Em Getúlio Vargas, a indústria de laticínios foi adquirida em julho de 2014. Recebe atualmente aproximadamente 4,8 milhões de litros de leite em sua plataforma e industrializa 3,4 milhões de litros de leite por mês. Nesta unidade é produzido queijo mussarela, provolone, queijo coalho, nata e outros derivados. A unidade recebe e gera mensalmente um total de 6,3 milhões de litros de soro fluído, que são concentrados em 2,2 milhões de litros.

Para as atividades, a unidade conta com 131 funcionários e 308 produtores em cerca de 30 municípios da região do Alto Uruguai, além de 264 associados da parceira Cooperativa Agro Familiar de Erechim (Agricop) e mais 103 da Cooperativa Altos Serra Agroindustrial (CASA) de Sananduva.

A unidade de laticínios em sua Estação de Tratamento de Efluentes, devolve diariamente 600 mil litros de água tratada ao curso hídrico (18 milhões de litros durante o mês). Como projeto inovador que a unidade está fazendo, é a destinação de 200 ton de lodo gerado na unidade para a compostagem, deixando de aplicar no solo, contribuindo com isso na preservação do meio ambiente.

 

DESTAQUES

IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA

  1. INTELCAV TECNOLOGIAS E CARTÕES S/A
  2. BANCO DO BRASIL S/A
  3. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDEAU
  4. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
  5. BANCO DO ESTADO DO RS

INDÚSTRIA GERAL     

  1. COOPERATIVA SANTA CLARA – LTDA
  2. INTELCAV TECNOLOGIA E CARTÕES S/A
  3. BOXSUL EMBALAGENS LTDA
  4. TASCA IND E COM DE ESPUMAS, COLÇÕES E ESTOFADOS – LTDA
  5. AMPLA – INDÚSTRIA METALÚRGICA - LTDA

COMÉRCIO GERAL                                                               

  1. CRISWAN SUPERMERCADO – LTDA
  2. BOTOLLI VEÍCULOS E PEÇAS – LTDA
  3. PAULO CESAR WAVZEKIEVICZ
  4. OLFAR S/A ALIMENTOS E ENERGIA
  5. ORGANIZAÇÕES FARMACÊUTICAS CONFIANÇA – LTDA

INDÚSTRIA - SIMPLES NACIONAL

  1. MAYORKA ALIMENTOS – LTDA
  2. PAPEL FORTE INDÚSTRIA DE ONDULAÇÕES – EIRELI
  3. CART PRINT INDÚSTRIA DE EMBALAGENS - EIRELI
  4. DI MERCURI ESTOFADOS – LTDA
  5. GETPLAST – IND. DE EMBALAGENS LTDA

COMÉRCIO - SIMPLES NACIONAL

  1. CONSTRUMIL COMÉRCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO – LTDA
  2. BERNARDON MATERIAS DE CONSTRUÇÃO – LTDA
  3. DAMIÃO LOSS & FILHO LTDA
  4. ENERBRAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS LTDA
  5. E.S DISTRIBUIDORA DE AUTO PEÇAS LTDA

PRODUÇÃO PRIMÁRIA

PRODUTORES DE GRÃOS COM VENDAS ATÉ R$ 220.000,00                                

  1. OTÁVIO MOACIR SANZONOWIZ
  2. EDU KURTZ
  3. ILSON ROMEU SCHIRMBECK

PRODUTORES DE GRÃOS COM VENDAS DE R$ 220.001,00 ATÉ R$ 558.000,00

  1. LUIZ CARLOS RIZZI
  2. JUACIR PIO MUZZO
  3. LAURO RIBELLATO

PRODUTORES DE GRÃOS COM VENDAS DE R$ 558.001,00 ATÉ R$ 1.116.000,00

  1. LUIZ ANTONIO BERNARDON
  2. IRINEO KOSOSKI
  3. DANILO JOSE COPPE

PRODUTORES DE GRÃOS COM VENDAS ACIMA DE R$ 1.116.001,00

  1. GELSO JOSÉ PERUZZOLO
  2. ROBERTO BASEGGIO
  3. IDELMAR FONTANIVE

TRÊS MAIORES PRODUTORES DE LEITE                                     

  1. TOBIAS DE MARTINI
  2. ELIANE FÁTIMA RIZZI COPPE
  3. MAURICIO COPPE

TRÊS MAIORES PRODUTORES DE AVES

  1. ALEX CASTELLI
  2. LINO JOSÉ DUTKIEVICZ
  3. JOEL JOSE BIESEK

TRÊS MAIORES PRODUTORES DE SUÍNOS   

  1. JOSÉ ARTUR BORTOLINI
  2. MACIEL LAMFREDI
  3. COOPERATIVA SANTA CLARA LTDA

TRÊS MAIOR PRODUTORES DE HORTIGRANJEIROS

  1. JAIRO ROGALSKI
  2. NADIR URBANSKI
  3. PRAXEDES METROFAN GERNOW

 

PROJETO INOVADOR

ACCIAS: COOPERATIVA SANTA CLARA – UNIDADE LATICÍNIO

CDL: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIDEAU

EMATER: DHEIKSON BISOL

 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close