Professor apresenta resultados de pesquisa sobre o bem-estar do professor na educação básica

Carlos Costa realizou encontro on-line com educadores de rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas promoveu um encontro com os professores da rede municipal de ensino, por meio de plataforma on-line, reunindo mais de 100 profissionais. O Encontro contou com a participação especial de Carlos Costa, Ph.D., Professor da IMED, Campus Passo Fundo, e teve como objetivo acolher a todos os profissionais a fim de compartilhar os resultados da pesquisa aplicada em 2018, intitulada: “Bem-estar do professor da educação básica”.

De início, a Secretária, Sandra Betiatto, agradeceu a prontidão do Professor Carlos Costa na realização da devolutiva da pesquisa, visto que o que se observa, muitas vezes, é a ausência de retorno por parte dos pesquisadores dos resultados obtidos. Assim, na sequência o professor e pesquisador Carlos Costa enfatizou seu compromisso com a pesquisa científica e com o público investigado. Ressaltou a importância de analisar cuidadosamente os dados obtidos no intuito de promover intervenções que reduzam os fatores responsáveis pelo estresse e adoecimento de educadores.

A PESQUISA

Participaram desta pesquisa 2289 professores de 16 municípios gaúchos. Em Getúlio Vargas, a amostra envolveu 89 professores das seis escolas municipais. Os resultados apontam que, embora seja alto o nível de exaustão e médio o nível de despersonalização em relação à profissão, é alto o nível de engajamento dos professores getulienses, se comparado a outros municípios da região. Muito além de identificar os fatores estressores no trabalho, a pesquisa coletou dados que apontam os fatores responsáveis pela motivação e engajamento no trabalho para que esses possam ser fortalecidos: (i)   o impacto percebido na vida dos alunos, (ii) o valor social percebido atribuído ao trabalho e (iii) o compromisso  afetivo face aos  alunos, ainda elevados dentre os professores da rede municipal getuliense, e conhecidos sob a designação técnica de Características Relacionais do Trabalho.

PAPEL SOCIAL DOS EDUCADORES

O professor Carlos encerrou sua explanação destacando a importância do papel social dos educadores, visto que esses são responsáveis não apenas pela formação técnica dos educandos, como também pela sua constituição humana. Por essa razão, são dignos de um olhar atento e cuidadoso por parte da gestão, dos educadores e da sociedade, como um todo.