Projeto do Centro de Atendimento ao Turista Regional Destinos do Norte Gaúcho é lançado na microrregião de Getúlio Vargas

A comunidade da microrregião - de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Charrua e Sertão - conheceu, na noite desta quarta-feira, 17, o projeto do Centro de Atendimento ao Turista – CAT Regional Destinos do Norte Gaúcho, que será construído no Colosso da Lagoa - Estádio do Ypiranga Futebol Clube, em Erechim.

O lançamento foi realizado no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas, em evento que contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; vice-presidente da AMAU, o prefeito de Estação, Geverson Zimmerman; prefeito de Charrua, Valdesio Roque Della Betta;  coordenadora do Fórum Regional de Turismo – Termas e Lagos, Andreza Soccol; vice-presidente da Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho – CoopTUrismo, Ivanir Morillos; vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes de instituições públicas e privadas.

TRAJETÓRIA DO TURISMO REGIONAL

A cerimônia de lançamento iniciou com um vídeo institucional que contou um pouco da trajetória do turismo na região. Em seguida a vice-presidente da CoopTurismo, Ivanir Morillos, deu as boas-vindas a todos e falou que o objetivo do projeto é impulsionar o turismo, por meio da marca ‘Destinos do Norte Gaúcho’, que mostrará as potencialidades do Alto Uruguai, para desenvolver o segmento.

A coordenadora do Fórum Regional de Turismo – Termas e Lagos, Andreza Soccol, dedicou sua fala para tecer agradecimentos pelo momento que estava se vivendo. Iniciou pelos interlocutores municipais dos 32 municípios da região. “Vocês são de extrema importância para o desenvolvimento do turismo na região”, enalteceu, confirmando que os sete municípios da microrregião já têm roteiros consolidados e em funcionamento e alguns em processo de formatação. Segundo ela, o turismo é uma política pública que veio para o desenvolvimento dos municípios.

Agradeceu as entidades parceiras – Credenor, URI Erechim, CDL, ACCIAS, Sindicato Rural, Senac e outras entidades que apoiam o turismo. Também falou da Operadora regional de Turismo, informando que já vieram ônibus de outras localidades para conhecer os roteiros. Ainda agradeceu a iniciativa privada e os empreendedores das rotas turísticas. Finalizou agradecendo aos munícipes, porque muitos dos projetos foram possíveis de serem viabilizados por meio da Consulta Popular. Para ela, o CAT será um divisor de águas para o turismo regional. “Será a porta de entrada para nossos empreendedores, nossos produtos e serviços turísticos e para todos os turistas que virão conhecer a nossa região”, sentenciou.

O projeto do CAT foi apresentado pelos representantes do escritório LHE Engenharia – de Erval Grande, Thalia Vial Arquitetura, Luiz Henrique Bertollo, Diego Vitalli e Eduarda Cenci. O investimento para construção do CAT gira em torno de R$ 580 mil, e a apresentação serviu não apenas para apresentar a funcionalidade dos espaços, mas, também, para buscar apoiadores da iniciativa privada, para tirar do papel a ideia. A equipe espera que com o apoio de todos o projeto se viabilize logo.

CARTÃO POSTAL DA REGIÃO

O presidente do Ypiranga Futebol Clube, Adilson Stankiewicz, destacou que o Colosso da Lagoa é o cartão postal de entrada de Erechim e da região Alto Uruguai. Um monumento grandioso com uma história belíssima de mais de 50 anos. Para ele, não poderia haver lugar mais adequado para abrigar o Centro de Atendimento ao Turista, para mostrar as belezas e potencialidades de toda a região. “Temos certeza de que a nossa região é linda, com potencialidades geográficas maravilhosas e gastronomia diferenciada. Certamente vamos ter um futuro brilhante para o turismo da nossa região e um alavancador para o desenvolvimento regional”, afirmou.

PARCERIA

O vice-presidente da AMAU, o prefeito de Estação, Geverson Zimmerman, afirmou que a entidade é parceira já há um longo tempo desta proposta, pois sabe do potencial que a região tem para o turismo. Falou que em breve a região será a segunda em turismo no Rio Grande do Sul. Ao finalizar destacou que podem contar com todos os prefeitos da AMAU e também com o CIRAU.

UNIÃO DE TODA A REGIÃO

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, elogiou a apresentação e disse que a união de toda a região em prol deste projeto nos colocará na rota do turismo do Rio Grande do Sul, Brasil e do mundo. “Hoje nós estamos presenciando a execução e a criação do CAT e comemorando o resultado de um trabalho feito com todo o carinho pensado na região. Quando se fala em turismo no Estado logo vem à mente a Serra Gaúcha e o litoral. Mas isso só acontece porque lá existem pessoas que se preocupam com a sua localidade, com a sua comunidade. E nós aqui também temos pessoas que se preocupam com a nossa comunidade”, comentou. Na sua avaliação, nos últimos anos se avançou mais de 50 anos em prol do turismo local, principalmente porque não pensamos em município, mas em região. “Com certeza vamos colher muitos frutos. Com este projeto estaremos melhorando a qualidade de vida das pessoas da nossa região”, finalizou.