Secretaria de Meio Ambiente de Getúlio Vargas informa que a poda drástica é infração ambiental

Secretaria de Meio Ambiente de Getúlio Vargas  informa que a poda drástica é infração ambiental

O Governo de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que o cronograma de podas de árvores para este ano inicia neste dia 1º de junho e segue até o final do mês. As podas e os recolhimentos de galhos serão realizados de acordo com o cronograma realizado por bairros e localidades, e as datas estão sujeitas a alteração, dependendo das condições climáticas.

Nas propriedades particulares, o morador faz a poda dentro do pátio e pode dispor os galhos cortados na beira da calçada, na data de recolhimento de seu bairro, conforme o calendário de podas. Nas áreas públicas, praças e calçadas da área central, a equipe da prefeitura faz o manejo com orientações técnicas.  A poda deve ser corretiva ou de formação, exceto em casos de risco, e jamais pode exceder o corte de 50% da copa da árvore.

DANOS

A Secretaria alerta, porém, que a poda drástica é infração ambiental. Sua prática infringe o Artigo 49 da Lei Federal, n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais): “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia”.

Poda drástica é aquela onde são retiradas mais de 50% das folhas, fato que gera, com o passar do tempo, a morte do vegetal por apodrecimento da raiz, ocasionando ainda diversos problemas no equilíbrio, estrutura e na saúde das plantas, uma vez que os cortes são porta de entrada para diversos tipos de insetos, moléstias e umidade. Além destes danos irreversíveis, a poda drástica e consecutiva ao longo dos anos também é responsável pela maioria das quedas de árvores em perímetro urbano.

A Secretaria de Meio Ambiente destaca que podas saudáveis e justificáveis (poda verde) são aquelas onde se retiram apenas galhos finos e jovens, de forma a conduzir a copa, desobstruir a passagem de pedestres e veículos, ou eliminar o risco iminente de queda de galhos visivelmente secos, adequando o crescimento da árvore ao espaço no entorno.