Entidades conhecem o regulamento do Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Entidades conhecem o regulamento do Concurso de Escolha  das Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Inscrições iniciaram dia 15 de abril e seguem até o dia 07 de maio de 2024

A Administração Municipal promoveu, no dia 11 de abril, na ACCIAS, um encontro com as entidades e organizações representativas do município.  O objetivo foi apresentar o Regulamento do Concurso de Escolha das Soberanas em celebração aos 90 anos do município. As inscrições, que começaram nesta segunda-feira, 15 de abril, se estenderão até 7 de maio.

A coordenação do processo de seleção está a cargo de uma Comissão Organizadora, designada por portaria, composta por membros de todas as secretarias municipais, sob a batuta do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

As Soberanas reinarão no período de 2024 a 2027 e, também, serão as Rainhas e Princesas da Expo Getúlio Vargas 2024. As eleitas irão substituir a Corte dos 85 anos de Getúlio Vargas: Rainha Izadora Borgmann Frizzo, 1ª Princesa Caroline Guizzo e 2ª Princesa é Bruna Pereira da Silva.

Durante o encontro, o prefeito Mauricio Soligo destacou a importância das entidades no processo, enfatizando que as candidatas devem ser indicadas por organizações legalmente estabelecidas. A secretária de Educação, Cultura e Desporto fez um convite especial às entidades para que apresentem suas candidatas, visando envolver toda a comunidade. O responsável pelo Departamento Cultural, David Zanoni, elucidou o regulamento e esclareceu dúvidas dos presentes, encerrando o evento com uma confraternização. O presidente da ACCIAS, Roberto Galina, deu as boas-vindas aos convidados e também enalteceu a importância do momento.

REQUISITOS E ETAPAS DE SELEÇÃO

Conforme o Regulamento, as candidatas devem ser indicadas por entidades juridicamente constituídas, sejam elas clubes sociais, esportivos, culturais, de serviços, acadêmicos/educacionais, ou entidades representativas de classe ou empresariais.

Os requisitos mínimos para a inscrição incluem: ser brasileira do sexo feminino, ter entre 18 e 25 anos até o término das inscrições, ser solteira e sem filhos, possuir Ensino Médio Completo, residir em Getúlio Vargas - RS, não estar envolvida em processos judiciais, autorizar o uso de sua imagem para fins de divulgação do concurso e após a eleição, manter boa conduta e padrões de comportamento condizentes com o título almejado, não possuir vínculos que possam prejudicar o cumprimento dos compromissos do concurso, e ter disponibilidade para cumprir o cronograma completo.

ETAPAS DE SELEÇÃO

• Curso de capacitação das candidatas: 13 a 17 de maio de 2024
  • Entrevista: 22 de maio de 2024 (local e horário a serem definidos)
  • Prova escrita: 29 de maio de 2024 (local e data a serem definidos)
  • Carreata de divulgação do evento: 22 de junho de 2024 (roteiro e horário a serem definidos)
  • Desfile e baile de coroação das soberanas: 29 de junho de 2024
  • A ausência, mesmo justificada, em qualquer etapa subsequente à inscrição resultará na desclassificação da candidata.

AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

A avaliação das candidatas decorre da participação delas em todas as etapas do Concurso, conforme estabelecido pelo artigo 6º do Regulamento. Cada etapa, seguindo a ordem cronológica dos eventos, contribui para um total de 100 pontos possíveis, com pesos e júris distintos, distribuídos da seguinte maneira:

1ª Avaliação: Entrevista (peso de 30 pontos)

2ª Avaliação: Prova Escrita (peso de 30 pontos)

3ª Avaliação: Desfile de Passarela (peso de 40 pontos)

CRITÉRIOS DE DESEMPATE E PREMIAÇÃO

O resultado final do concurso é calculado pela soma simples das três notas correspondentes a cada etapa. As notas são ponderadas conforme os pesos atribuídos a cada avaliação: entrevista (N1), prova escrita (N2) e desfile de passarela (N3), representando, respectivamente, notas 1, 2 e 3, com pesos de 30, 30 e 40. Em resumo: (N1 + N2 + N3) = NF (Nota Final).

As somas e médias serão calculadas somente no dia do baile de coroação, sem divulgação de notas preliminares antes do dia 29 de junho de 2024. Em caso de empate, os critérios de desempate seguem a ordem das notas nas etapas de desfile (N3), entrevista (N1) e prova escrita (N2), respectivamente.

PRÊMIOS

As eleitas para os cargos de Rainha, 1ª e 2ª Princesas serão agraciadas com prêmios em dinheiro, em moeda nacional, distribuídos da seguinte maneira:

Rainha: R$ 3.000,00

Princesas: R$ 1.500,00 cada uma.